Close Menu
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Itaquá recebe etapa da Superliga C de Vôlei e fortalece protagonismo esportivo no Alto Tietê

julho 18, 2025

Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões

julho 18, 2025

Transpetro inaugura usina solar em terminal de Belém

julho 18, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
Home»São Paulo»Exposição mostra mobilização do Hospital das Clínicas de SP no combate à pandemia da Covid-19
São Paulo

Exposição mostra mobilização do Hospital das Clínicas de SP no combate à pandemia da Covid-19

adminBy adminjunho 24, 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Até o final de junho, a exposição HC e Covid-19: O Combate à Pandemia poderá ser visitada no edifício-sede da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A mostra, cuja estrutura simula a arquitetura do Instituto Central do Hospital das Clínicas, apresenta a mobilização do Hospital das Clínicas e de seus profissionais no enfrentamento à pandemia. Da vacina às ações de acolhimento e cuidado é possível acompanhar as ações dos profissionais, voluntários e pacientes num misto de solidariedade e luta pela vida. Inaugurada em junho de 2024, a mostra itinerante já foi exibida em várias unidades do Complexo HC-FMUSP, sendo visitada por mais de 88 mil pessoas, seguindo depois para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

A curadoria é de André Mota, Gustavo Tarelow e Clebison Nascimento dos Santos e envolveu intencionalidades capazes de impactar por meio da informação e rememoração uma experiência traumática como a de uma pandemia. Eles informam que esse desafio se espelhou em cada núcleo composto de documentos recolhidos da instituição Hospital das Clínicas, produzidos durante o primeiro ano da doença, apontando para um plano de ação, para as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia desse trabalho, nas incertezas e esperanças em torno da chegada de uma vacina e, finalmente, para além do luto das mortes, a possibilidade de vivenciar a cura de uma grande maioria de pacientes que puderam voltar para seus lares e familiares.

LEIA TAMBÉM: USP desenvolve biossensor portátil que faz detecção rápida do vírus da Covid-19 com materiais reciclados

Segundo os curadores, “em seu percurso é possível identificar as questões que versaram sobre temas como o da pobreza e das desigualdades que acabaram por produzir mais adoecimentos e mortes em áreas periféricas da cidade, nos esforços institucionais empreendidos pela Faculdade de Medicina da USP, seu Hospital das Clínicas e instituições parceiras, conseguindo impactar de forma relevante o combate à epidemia, bem como o acolhimento aos doentes num trabalho coletivo dos mais diversos matizes, demonstrando a importância de parcerias e meios de implementação de uma ação de grande porte como se deu no hospital, talvez uma das experiência mais interessantes ocorridas dentro e fora do Brasil. Eles ainda complementam que “ao fim e ao cabo, entende-se que se há algum sentido tratar da relação entre memória e Covid ela deverá ser, sobretudo, de nossa capacidade de construir conhecimentos, argumentos e práticas a partir desse aprendizado da memória”. 

Painéis na exposição – Foto: Divulgação/Museu Histórico FMUSP

A mostra é composta de fotografias, dados estatísticos, mapas, infográficos, relatos de pacientes, manchetes jornalísticas e outros recursos visuais que compõem os seus quatro núcleos temáticos, distribuídos em painéis, que exploram desde os primeiros casos registrados da doença até o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. O primeiro núcleo expositivo, Mobilização, explora os dados referentes às ações empreendidas pelo hospital nos primeiros meses da pandemia e seu impacto para a cidade e Estado de São Paulo.

Segundo os curadores, neste conjunto priorizou-se evidenciar o preparo prévio do hospital para atuar em situações de crise sanitária e os esforços institucionais para garantir o acesso aos cuidados necessários a todos em um contexto pandêmico. O segundo núcleo, chamado de Cotidiano, explora as ações de cada um dos institutos do HC-FMUSP e os desafios enfrentados no contexto da ampla mobilização realizada pelo complexo nos primeiros meses de 2020. Adicionalmente, esse núcleo traz dados de atendimento, leitos de UTI disponibilizados para o tratamento da covid-19, exames realizados, incorporação tecnológica e de recursos humanos, dentre outros.

O terceiro núcleo, Expectativa, exibe manchetes de veículos de comunicação, em formato de linha do tempo, que noticiaram o processo de identificação da covid-19, as pesquisas que resultaram no processo de desenvolvimento de imunizantes em âmbito nacional e internacional e é finalizado com a descrição do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, que se deu nas dependências do Hospital das Clínicas. O quarto e último núcleo, Humanização, apresenta trechos de depoimentos de pacientes que foram atendidos no HC-FMUSP, além das ações empreendidas pelo Núcleo de Humanização do hospital no cuidado com os pacientes, familiares e profissionais da saúde. 

Além disso, a exposição conta com dois painéis fotográficos temáticos. O primeiro deles traz retratos feitos pelo fotógrafo André François no cotidiano do hospital durante a crise pandêmica e é subdividido em três subgrupos: Entre máscaras e faces, Quem está aí? e O encontro e o cuidado. O segundo painel apresenta os seguintes registros fotográficos: Ciência, que aborda o início do processo de imunização contra a covid-19, Informação, disponibilizando os cartazes informativos sobre a pandemia e Cidadania, com os registros sobre as ações do Núcleo de Humanização do Hospital das Clínicas.

Painéis na exposição – Foto: Divulgação/Museu Histórico FMUSP

Também foi lançado o livro Missão HC: Covid-19, que tem como autores  os professores da FMUSP Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá (atualmente diretora e presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP), Edivaldo Utiyama (diretor clínico do HCFMUSP) e Aluísio Segurado (pró-reitor de Graduação da USP).  A obra, publicada pela Editora dos Editores, traz ao público o depoimento de quem esteve na linha de frente contra a Covid-19, detalhando como o Hospital das Clínicas da FMUSP se adaptou e evoluiu, em tempo recorde, utilizando a criatividade e a inovação para enfrentar os desafios apresentados pela pandemia que afetou todos os países do mundo, desencadeando uma crise de saúde pública sem precedentes. 

Segundo Utiyama, o leitor vai entender como o HC mobilizou recursos, expertise e coragem para responder prontamente ao surgimento da pandemia, implementando medidas de contenção e preparando-se para o pior. “Conheça os heróis por trás das roupas privativas, das máscaras e dos óculos protetores, lendo as histórias humanas de profissionais de saúde e pessoal de apoio administrativo que arriscaram suas próprias vidas para salvar outras. Descubra como o HC se adaptou e evoluiu em tempo recorde, utilizando a criatividade e a inovação para enfrentar os desafios apresentados pela Covid-19, desde novas tecnologias até protocolos de tratamento revolucionários”, diz na apresentação da obra. 

Para o professor, o livro não é apenas um relato histórico, mas também um tributo à resiliência, determinação e ao espírito humano. “Que as lições aprendidas e os sacrifícios feitos durante esta crise nos inspirem a enfrentar os desafios futuros com coragem e solidariedade”, conclui. 

Para mais informações, acesse o site do museu neste link.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Trilhos da expansão da Linha 2-Verde chegam ao Porto de Santos

julho 17, 2025

SP entrega restauro da Villa Santo Aleixo em Taubaté com recursos do FID

julho 17, 2025

Itamambuca é cenário da Taça Brasil de Surfe após 10 anos

julho 17, 2025

Em apenas quatro etapas, Jogos Regionais ultrapassa os 15 mil atletas inscritos

julho 17, 2025

Mortes no trânsito recuam 9% na região metropolitana de SP, informa Detran-SP

julho 17, 2025

Vacina contra Covid-19 produzida com a USP encerra mais uma fase com resultados promissores

julho 17, 2025

Deixe uma respostaCancelar resposta

Advertisement
AnúnciosCLIQUE E LEIA JORNAL COMUNICAÇÃO ATIVA
Posts recentes
  • Itaquá recebe etapa da Superliga C de Vôlei e fortalece protagonismo esportivo no Alto Tietê julho 18, 2025
  • Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões julho 18, 2025
  • Transpetro inaugura usina solar em terminal de Belém julho 18, 2025
  • Especialistas em câncer de cabeça e pescoço ressaltam necessidade de avanço no diagnóstico precoce julho 18, 2025
  • 3º Choro Jazz Festival acontece no próximo domingo (27) no Mirante São José julho 18, 2025
  • Vacinação Antirrábica acontece nos bairros Parque Alpina e Porto Alpina julho 18, 2025
  • Fundo Social de Ferraz realiza Bazar Solidário na Vila Margarida julho 18, 2025
  • Casa Branca responde declaração de Lula sobre Trump julho 18, 2025
  • Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é "chantagem inaceitável" julho 18, 2025
  • Trilhos da expansão da Linha 2-Verde chegam ao Porto de Santos julho 17, 2025
© 2025 Jornal Comunicação Ativa - Todos os direitos reservados!.
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d