A Caravana Salva-Vidas (Surf Social), iniciativa transformadora do Instituto Ambiental Salva Vidas (IASV), chegou com força total e já está em plena atividade nas praias de Santos e Guarujá neste mês de junho de 2025. Patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, o projeto promove ações gratuitas de inclusão, sustentabilidade e segurança, utilizando o surf como principal ferramenta de transformação social.
A primeira ação do ano foi realizada no dia 5 de junho, na Praia do José Menino, entre o Posto 1 e a Ilha Urubuqueçaba, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente (ODS 12) e, no dia 8, o Dia Mundial dos Oceanos (ODS 14). As atividades incluem surf adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos, oficinas de prevenção de acidentes aquáticos, mutirões de limpeza, sessões de cinema ao ar livre com temática ambiental (Cine SURF) e exposições culturais.
Durante o ano de 2025, a Caravana Salva-Vidas oferecerá um cronograma diversificado de atividades, incluindo aulas de surf adaptado, oficinas de prevenção de acidentes aquáticos, mutirões de limpeza de praias para combate ao lixo no oceano e eventos culturais como o ‘Cine SURF’.
Com base no sucesso de 2024, no litoral paulista, o projeto visa formar “multiplicadores da mensagem de segurança” de cuidado com a vida e com o oceano, atuando em parceria com escolas públicas e privadas, ONGs, CAPS e associações de moradores. “Usamos o surf como uma poderosa ferramenta de transformação social e educacional,” explica Willian Guerreiro, coordenador do Projeto Caravana Salva-Vidas do IASV. “Ver a alegria e o desenvolvimento de uma criança, idoso ou uma pessoa com deficiência aprendendo a surfar e, ao mesmo tempo, tornando-se um guardião dos oceanos, é a maior prova do impacto do nosso trabalho. Em Santos e Guarujá, queremos fortalecer ainda mais esses laços comunitários.” Complementou o coordenador.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – como Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Vida na Água (ODS 14). 100% ESG na prática e com os princípios de projetos de impacto como os do ‘Adote uma Escola’, a Caravana Salva-Vidas reforça o compromisso com a construção de comunidades mais seguras, inclusivas e sustentáveis.
SAIBA MAIS E PARTICIPE
A comunidade está convidada a participar das atividades.
Ficou ressaltado que o programa das Caravanas Salva Vidas é social e uma campanha de prevenção de acidentes aquáticos para banhistas, praticantes de esportes náuticos e condutores de embarcações motorizadas. A principal ferramenta de divulgação é o esporte SURF por meio das ‘pranchas do BEM’, seja ela para pessoas com mobilidade reduzida (PCD), crianças, adolescentes, jovens e pessoas da melhor idade. Muitas vezes as ações acontecem em áreas ambientais não degradadas.
As caravanas atendem as políticas de interesse público e social, alinhado com a visão da CULTURA SURF através do nome ‘Salva Vidas’ em um sentido amplo por tratar de questões de qualidade de vida e segurança, abordando o tema da política contra drogas (pois muitos acidentes aquáticos estão ligados ao consumo de drogas), algo que marcou os surfistas na sociedade, algumas gerações atrás.
O projeto é apoiado pelas diretrizes da sigla SMS Segurança Meio Ambiente e Saúde.
A ideia é que TODOS participem e se tornem um multiplicadores da mensagem de segurança aquática incluindo os familiares. “Um dos principais motivos que escolhemos trabalhar com os CAPS é que provamos que todos podem participar das Caravanas Salva Vidas mesmo sendo pessoas da melhor idade ou PCD” disse o coordenador do Instituto Salva-vidas.
“O projeto além de aulas de surf também tem oficinas ambientais de retiradas de plásticos do oceano (todas as vezes que entramos no mar para surfar, trazemos algum resíduo que passa flutuando ao nosso redor)” completou.
O SURFISTA é o verdadeiro waterman (homem do mar), e faz parte de sua cultura, proteger os oceanos, os animais e as pessoas.
Durante as Caravanas Salva-Vidas acontecerá ainda uma pequena exposição de revistas de surf que faz parte do ‘Museu da Revista de Surf’; serão realizados ensaios fotográficos, vídeos ao vivo, Cine Surf e muitos mais.
“Sendo assim, podemos afirmar e provar que o SURF é um dos esportes radicais mais completos, tendo em vista a constante evolução das modalidades com BOARDS (pranchas) no Brasil e no Mundo”. Disse Bryan, um dos coordenadores do projeto, “As atividades com pranchas podem ser praticadas na neve, terra, ar e mar, por isso utilizamos a sigla SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde ela faz parte da CULTURA SURF”. Finalizou Bryan.
As ações são realizadas pelo IASV – Instituto Ambiental Salva Vidas, com o patrocínio da APS – Autoridade Portuária de Santos por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos e apoio das prefeituras municipais de Santos e Guarujá, Diversos projetos vão de encontro com essa temática, tais como: Prancha do BEM, SANTOSurfa, Surfistas de Cristo, Assessoria de Surf (SURF DOG), Arte Fato Cultural, grupo Comunicação Ativa, CPASN-SP, Teccel, Jet Chula, Full Combat, AFC Americana Fight Combat e Link Tecnologia Social.
A programação completa será divulgada na página oficial do instituto no Facebook: Projeto Salva Vidas <https://www.facebook.com/share/p/1FoKhbbEDZ/>
Escolas e instituições interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (13) 98122-7831