

O Fórum de Academias de Ciências ocorre no contexto da presidência rotativa do Brasil no Brics, e tem o objetivo de aprovar uma declaração conjunta que será levada aos chefes de Estado para embasar o documento final da Cúpula de 2025 do bloco econômico. A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, enumera alguns dos destaques dessa declaração.
“Promover o desenvolvimento digital inclusivo, fomentar o desenvolvimento de novos talentos dos jovens, incentivar investimento empresarial e cooperação tecnológica, reduzir a lacuna do conhecimento por meio de colaboração inclusiva e fortalecer o papel das academias e seu aconselhamento científico.”
Ainda durante o Fórum, representantes das academias de ciências de países-membros e demais parceiros do Brics, como Belarus, Malásia e Nigéria, vão debater propostas para o fortalecimento da cooperação científica, ações para preservação da biodiversidade e incentivo à inovação em energia e clima.
O Fórum de Academias de Ciências é um evento anual para promoção da cooperação entre países emergentes em áreas estratégicas, como ciência, tecnologia, inovação, economia e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o encontro ocorreu em Moscou, na Rússia, e celebrou a entrada de novos integrantes do Brics. A reunião contribuiu para reforçar a urgência de cooperação científica, integração regional e compromisso com agendas globais, como sustentabilidade e equidade.
source
Com informações da Agência Brasil