Close Menu
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Mundial de Clubes: Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus

junho 20, 2025

FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário

junho 20, 2025

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul

junho 20, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
Home»São Paulo»Pesquisa da USP mostra que periferia tem temperaturas mais altas na cidade de São Paulo
São Paulo

Pesquisa da USP mostra que periferia tem temperaturas mais altas na cidade de São Paulo

adminBy adminmaio 17, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Uma urbanização acelerada e o descontrole nas políticas de planejamento podem fazer com que cidades cresçam de forma desigual. Os efeitos disso no bem-estar da população são muitos, incluindo variações no conforto térmico em diferentes bairros. Os resultados de uma pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP mostraram que a produção desigual do espaço urbano é capaz de gerar mudanças nos microclimas da cidade de São Paulo, indicando que regiões periféricas atingem temperaturas mais altas em comparação a áreas nobres.

Pelo mapeamento socioeconômico e pela coleta de dados climáticos em diferentes distritos, foi verificada a importância de uma construção urbana que considere fatores associados à desigualdade social e de renda. Ao estudar as variações microclimáticas de pontos internos e externos de um parque urbano, Fernando Rocha Reis, mestre em Geografia Física na FFLCH e autor da dissertação, quis investigar como aspectos da morfologia urbana moldam as condições de temperatura e umidade de certo local.

“Não queria só medir a temperatura da cidade, queria saber como as pessoas sentem essas diferenças de temperatura de forma desigual”, diz o pesquisador ao Jornal da USP. Ele cita que o formato dos bairros, os materiais de construção utilizados, o nível de arborização e o espaçamento entre lotes já são algumas evidências para essas possíveis alterações microclimáticas.

Temperaturas de superfície das 32 Subprefeituras da cidade de São Paulo

Temperatura e desigualdade

Para realizar um primeiro mapeamento de desigualdades socioespaciais em São Paulo, Fernando Reis utilizou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Com essa medida, foi mensurada a qualidade de vida das 32 Subprefeituras do município a partir dos critérios de renda, educação e saúde. Também foi usado o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), que trabalha com dados em nível distrital. Com isso, o Jardim Paulista e a Vila Jacuí – localizados, respectivamente, nas Subprefeituras de Pinheiros e São Miguel Paulista – foram os distritos escolhidos para a comparação.

Segundo o pesquisador, as duas localidades apresentam nítidas diferenças em suas paisagens urbanas, a começar pelo nível de arborização – fator importante na manutenção do conforto térmico em cidades. Enquanto o Jardim Paulista (IDHM de 0,942) possui mais áreas sombreadas, a região da Vila Jacuí (IDHM de 0,736) tendia para o aproveitamento máximo dos terrenos para construção. Com o mapeamento da temperatura de superfície de cada um dos distritos, o pesquisador verificou que “áreas com índice de temperatura de superfície alta coincidiam com as áreas de IDHMs mais baixos, ou seja, as áreas periféricas”.

Baseado nos mapeamentos, o estudo seguiu para um trabalho de campo em que higrômetros (instrumento usado para medir a umidade relativa do ar) foram usados para aferir as diferenças de temperatura. Os equipamentos, capazes de medir temperatura e umidade relativa do ar, foram instalados em estabelecimentos dos dois distritos e nas hortas das Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana), localizadas na Vila Jacuí. “Deixamos [o higrômetro] coletando dados entre julho e agosto, como o mês representativo do inverno, e entre janeiro e fevereiro, que era o mês representativo do verão”, informa Fernando Reis.

Diferenças microclimáticas

Os resultados da pesquisa indicaram diferenças notáveis de temperatura entre os pontos da Vila Jacuí e do Jardim Paulista, chegando a 7,9 ºC no inverno e 8,8 ºC durante o verão. Para Caroline Freire, doutoranda em Climatologia na FFLCH e pesquisadora de conforto térmico dentro de residências em favelas, essa variação é mais um fator de desigualdade social, já que a combinação de condições precárias de moradia com alterações climáticas extremas pode trazer complicações à saúde de quem convive com ambas, como problemas cardíacos e respiratórios.“Pode gerar, inclusive, uma questão de saúde pública se as pessoas são expostas a essas condições por muito tempo.”

Diante desse cenário, Fernando Reis destaca a importância da presença de áreas verdes em zonas periféricas. Ele explica que as hortas das Mulheres do GAU registraram temperaturas reduzidas em relação ao seus entornos, alcançando uma diferença de até 5,9 ºC no verão para o ponto representativo da Vila Jacuí. Dentro do definido como Soluções Baseadas na Natureza (SbN), essas iniciativas, além de produzirem melhores condições microclimáticas, geram emprego e renda para a comunidade na qual elas estão inseridas.

Os dois pesquisadores declaram que ter em vista as desigualdades dos efeitos climáticos em diferentes parcelas da população é algo essencial para a investigação e a solução de problemas urbanos que se mostram cada vez mais atrelados a emergências climáticas. A aplicação deste e de estudos futuros pode ser “uma forma de ajudar regiões mais vulneráveis a partir dos conhecimentos obtidos dentro da climatologia”, conclui Caroline.

A dissertação A produção desigual do espaço e as repercussões no clima urbano: estudo de caso das subprefeituras de São Miguel Paulista e Pinheiros pode ser lida aqui.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Secretário de Parcerias em Investimentos destaca benefícios do Trem entre São Paulo-Sorocaba

junho 19, 2025

17 anos da Lei Seca: Detran-SP reforça fiscalização de motoristas

junho 19, 2025

Com pacote de R$ 16 milhões, SP impulsiona agricultura do Oeste Paulista

junho 19, 2025

Prefeitura reforça vacinação antirrábica com ação descentralizada

junho 19, 2025

Governo de São Paulo sanciona reestruturação de carreiras de especialistas ambientais e agropecuários

junho 19, 2025

SP Sem Fogo: operação conjunta fortalece combate a incêndios durante período de estiagem

junho 19, 2025

Deixe uma respostaCancelar resposta

Advertisement
AnúnciosAnúncios
Posts recentes
  • Mundial de Clubes: Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus junho 20, 2025
  • FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário junho 20, 2025
  • Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul junho 20, 2025
  • TV Brasil transmite semifinais do Brasileirão Feminino A3 junho 20, 2025
  • Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência junho 20, 2025
  • Estados Unidos vão voltar a avaliar pedidos de visto para estudantes junho 20, 2025
  • STF mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro junho 20, 2025
  • Ribeirão Pires celebra Corpus Christi com fé, arte e tradição popular junho 20, 2025
  • Programa nuclear do Irã teve início com líder apoiado por EUA junho 20, 2025
  • Ribeirão Pires dá largada ao 2º Encontro de Motorhomes com festa junina e atrações para toda a família junho 20, 2025
© 2025 Jornal Comunicação Ativa - Todos os direitos reservados!.
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d