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Home»São Paulo»Governo de SP acata demanda da população e aprimora concessão da Rota Sorocabana
São Paulo

Governo de SP acata demanda da população e aprimora concessão da Rota Sorocabana

adminBy adminabril 17, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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O Governo de São Paulo realizou aprimoramentos relevantes na concessão da Rota Sorocabana, em Sorocaba. A quantidade de pórticos eletrônicos previstos para as rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-280), Castelinho (SP-075) e Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) foi reduzida de 13 para 9, a partir de uma escuta ativa da população e de lideranças locais. A revisão prevê a exclusão de 2 pórticos na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) e a Rodovia Dr. Celso Charuri (SPA-91/270), 1 pórtico na Rodovia Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) e 1 pórtico na Castelinho (SP-075), entre a Rodovia Dr. Celso Charuri e Sorocaba.

O modelo, que substitui as praças físicas pelo sistema de pedágio eletrônico free flow, continua em implementação. A adequação realizada mantém descontos nas tarifas de pedágio para as principais origens e destinos. Por exemplo, o trecho Araçoiaba-Alumínio que até o dia 29 de março de 2025 custava R$17,90, com o início da Rota Sorocabana passou a custar R$14,10 e com a implantação dos pórticos passará a ser de R$7,80.

Em Alumínio, a atual praça de pedágio que divide o município será desativada. O redesenho atende a uma demanda antiga da população e encerra o isolamento de bairros como a conhecida “Vila Pedágio”, devolvendo mobilidade e integração à cidade. Os pórticos serão reposicionados de forma a respeitar o traçado urbano e eliminar a cobrança em pequenos deslocamentos locais.

Justiça Tarifária

Essa lógica de justiça tarifária é uma diretriz da atual gestão e já trouxe resultados concretos. Desde 30 de março, a cidade de Sorocaba passou a contar com reduções expressivas nas tarifas de pedágio nas ligações com municípios vizinhos, como Alumínio e São Paulo, com a adoção de uma cobrança mais justa e padronizada por quilômetro efetivamente percorrido. Os descontos já em vigor variam entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas, e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais. A tarifa por quilômetro foi fixada em R$ 0,16 para pista simples e R$ 0,21 para pista dupla com faixa adicional, tornando o modelo mais acessível para quem depende da rodovia.

“Chegamos à conclusão de que vamos retirar os quatro pedágios previstos para Sorocaba, preservando os investimentos na região e mantendo os valores com justiça tarifária. Nosso objetivo é transformar as rodovias com muito diálogo, sempre priorizando a segurança. Temos um contrato que permite esses ajustes, com uma outorga variável que garante liquidez justamente para adaptar o projeto.”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas

Além disso, o sistema garante isenção total para motociclistas, desconto de 5% para usuários com TAG, e benefícios progressivos para veículos de passeio: 10% a partir da 10ª passagem pelo mesmo pórtico no mesmo sentido, e 20% a partir da 20ª. Com a nova concessão, os valores poderão ser ainda mais otimizados, ampliando os ganhos para trabalhadores, estudantes e pequenos empreendedores que utilizam a rodovia no dia a dia.

A retirada dos pórticos inicialmente previstos — incluindo os localizados na Rodovia Celso Charuri, Castelinho e trechos da Raposo Tavares — representa uma decisão que vai além da engenharia. O diálogo direto com prefeitos e comunidades continuou mesmo após a assinatura do contrato CCR Sorocabana. O Governo de São Paulo segue comprometido com o aperfeiçoamento contínuo do projeto, priorizando sempre os impactos reais na vida das pessoas.

A concessão da Rota Sorocabana representa um investimento de R$ 8,8 bilhões em 460 km de rodovias, beneficiando 17 municípios da região sudoeste do estado: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Estão previstas obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, novos dispositivos de acesso, viadutos, passarelas, acostamentos e pontos de ônibus.

A iniciativa também impulsionará a geração de emprego e renda: serão mais de 24 mil diretos, 11 mil indiretos e 37 mil oportunidades estimadas por efeito-renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

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Com informações do Governo de São Paulo

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