A primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico de 2025, destinado aos profissionais de educação física, está com inscrições abertas. O projeto do Governo de São Paulo é uma iniciativa das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. São 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).
LEIA TAMBÉM: Governo de SP abre inscrições para a etapa paralímpica dos Jogos Escolares do estado
Na capital, o programa acontece de 18 a 21 de fevereiro, no Complexo Esportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca. A segunda cidade a receber o programa será Orlândia, de 25 a 28 de fevereiro, na ETEC Professor Alcídio de Souza Prado (veja calendário abaixo).
Os interessados podem se inscrever no site ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, de acordo com as vagas disponíveis.
O programa fomenta o esporte paralímpico e oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Além disso, a iniciativa oferece neste ano duas novas modalidades: basquete em cadeira de rodas e goalball.
Durante os quatro dias de aulas, os alunos serão submetidos à capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do paradesporto. Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.
“Garantir a integração de pessoas com deficiência nos esportes, em especial nas escolas, é de extrema importância não só como forma de incentivar o interesse dos jovens pelo paradesporto, mas também promover a inclusão”, ressalta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma ferramenta importante para fortalecermos a cultura do paradesporto no Brasil. Somos uma potência mundial, como mostrou o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, mas precisamos difundir cada vez mais o paradesporto na base, nas escolas, por isso é indispensável a qualificação em massa de profissionais na área”, destaca a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP abre vagas para aulas de natação, vôlei e basquete no Baby Barioni
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou mais de 11 mil profissionais de educação física em mais de 100 etapas, em 70 municípios no estado de São Paulo.
Em 2024, o programa teve números expressivos. Foram 36 etapas em 32 municípios do estado, e um recorde de adesão, com 4.211 profissionais qualificados.
Os profissionais capacitados poderão impactar mais de 891,7 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7,8% da população da capital paulista, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Confira o calendário:
- São Paulo (Zona Leste) – de 18 a 21/2
- Orlândia – de 25 a 28/2
- Caraguatatuba – de 11 a 14/3
- Pindamonhangaba – de 6 a 9/5
source
Com informações do Governo de São Paulo