O treinamento faz parte da fase pré-operacional, prevista no contrato de concessão que também inclui a obrigação de uso de pessoal da CPTM nos primeiros seis meses de operação comercial. O objetivo é transferir o conhecimento de como a empresa pública realiza a operação diária no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí.
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A proposta da operação assistida é reduzir possíveis impactos na mudança de gestão operacional e garantir uma boa prestação de serviço aos passageiros. O processo deve durar 12 meses e faz parte dos aperfeiçoamentos realizados pelo Governo de São Paulo na atual modelagem de concessão de trilhos.
A partir de novembro de 2025, a TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).
Transferência da Linha 7
O início da fase da operação comercial da Linha 7-Rubi pela nova empresa marca o começo do prazo de 30 anos da concessão do projeto do TIC Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. Além da operação e manutenção da Linha 7-Rubi, a TIC Trens será responsável pela modernização completa e gradual de suas estações, bem como pela implantação, operação e manutenção do TIC e TIM.
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo à Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro deste ano. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões
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Com informações do Governo de São Paulo