Em 2024, o prédio que abriga a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo completou 130 anos. Foi construído para receber a Escola Normal, instituição que formava professores e professoras, e a Escola Modelo, de nível primário, local de prática de ensino dos docentes em formação. Na época em que a pedra fundamental do edifício foi lançada, em 1890, a educação paulista havia passado por uma grande reforma, que estabeleceu um programa de ensino moderno e eficiente, a expansão da rede de escolas públicas e a profissionalização do magistério.
Instituída a reforma, Antônio Caetano de Campos foi indicado para assumir o cargo de Diretor da Escola Normal. Ele foi responsável por dar início à construção do edifício da Escola Normal, mas, devido à sua morte prematura, não conseguiu ver o prédio erguido. O prédio foi inaugurado em 2 de agosto de 1894.
LEIA TAMBÉM: Governo de São Paulo entrega nova escola estadual em Mogi Guaçu e amplia oferta de vagas
O nome da exposição, “O magnífico edifício que São Paulo possui”, foi retirado de uma notícia sobre a inauguração do prédio da Escola Normal, publicada em 3 de agosto de 1894 no jornal Correio Paulistano. A notícia apresenta, em tom de celebração, a alegria da comunidade escolar em receber o novo edifício, que representou uma nova história para a escola. É a partir dessa memória que se pretende celebrar mais um ano de existência do prédio da Escola Normal e seu magnífico edifício, situado na Praça da República.
Local da exposição: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Seduc-SP
Praça da República, 53
República, São Paulo – SP
Local do acervo: Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos – AHECC
Rua Paulino Guimarães, 224
Bom Retiro, São Paulo – SP
De segunda a sexta, exceto feriados
Das 9h às 16h
Agendamento para visitas pelo e-mail: [email protected]
source
Com informações do Governo de São Paulo