A São Paulo Escola de Dança (SPED) abriu, neste mês de novembro, o processo seletivo para turmas dos Cursos Regulares e Livres. Ao todo, são 170 vagas, distribuídas em diversos cursos. As candidaturas podem ser feitas até o dia 4 de dezembro. A SPED é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa.

As aulas são presenciais e acontecem na sede da Escola em dias e horários variados conforme cada curso, exceto Produção e Gestão, cujas aulas acontecem em formato híbrido. O início do ano letivo será a partir de fevereiro de 2025. A São Paulo Escola de Dança está localizada no Complexo Júlio Prestes, Rua Mauá, 51, 3º andar, Luz, no Centro de São Paulo. 

Cursos Livres

Para os Cursos Livres, é possível se inscrever no processo seletivo até 1º de dezembro, por meio do formulário disponível no site da SPED. Os interessados podem escolher entre Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança de Salão e Danças Urbanas.   

Os estudantes participam das aulas por um ano, com 76 horas de carga horária. As aulas são nas segundas e quartas ou nas terças e quintas, conforme horário específico de cada curso. 

No processo seletivo dos cursos livres, os interessados devem escrever uma carta de intenção detalhando os motivos pelos quais desejam estudar na São Paulo Escola de Dança. No curso de Dança de Salão, os inscritos passam por uma fase de entrevista online, enquanto nas demais modalidades, uma vivência prática também será realizada. Essas etapas são eliminatórias. 

Para participar dos cursos livres, é necessário ter no mínimo 13 anos, sem limite de idade. Os cursos livres trabalham os fundamentos de cada dança, tornando-se uma boa base para as próximas etapas na carreira artística e um espaço de socialização entre os participantes. 

LEIA TAMBÉM: Coral da USP faz concertos na capital e interior de SP em novembro; veja programação gratuita

Cursos Regulares

As inscrições para os Cursos Regulares vão até 4 de dezembro, pelo site da São Paulo Escola de Dança. As opções de curso são: Dança e Performance, Produção e Gestão Cultural, Teatro Musical e Técnicas da Dança com ênfase em clássico ou em moderno e contemporâneo.   

A duração dos cursos regulares é de dois anos, totalizando 1.600 horas de carga horária. As aulas são de segunda a sexta-feira, e alguns sábados. Os horários seguem as especificidades de cada curso.  

As etapas do processo seletivo são uma redação, cujo tema será fornecido no momento da prova e uma vivência prática conforme exigência prevista no edital disponibilizado no site. 

Os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos, com Ensino Médio completo ou em curso. A proposta pedagógica é desenvolver tanto o aspecto artístico, quanto o técnico, para que o futuro profissional ocupe diferentes posições na cadeia produtiva da dança e da indústria criativa. 

Políticas de ações afirmativas

Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas. 

“A São Paulo Escola de Dança é um projeto comprometido em dar voz e espaço para a reflexão, aprendizado e troca de saberes, entendendo as especificidades da dança, diversidade de corpos e valorização da pluralidade. Neste processo seletivo, esperamos receber novos estudantes para pensarmos e construirmos juntos uma dança viva e potente”, diz Inês Bogéadiretora artística e educacional da Escola. 

Serviço

Processos Seletivos 

Cursos Livres
Inscrições:
 de 4 de novembro a 1º de dezembro
Encontre todas as informações no Edital Cursos Livres 

Cursos Regulares
Inscrições:
 de 4 de novembro a 4 de dezembro
Edital Cursos Regulares disponível no site 

source
Com informações do Governo de São Paulo

Deixe uma resposta