Os passageiros que utilizam a Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM poderão aproveitar uma intensa programação de conscientização sobre o câncer de mama em referência à Campanha Outubro Rosa, que acontece de 1 a 13 de outubro. De natureza colaborativa, o projeto reúne 12 das principais associações de pacientes e entidades do Brasil, conectadas pela Pfizer.
Na área próxima ao acesso à plataforma do serviço Expresso Aeroporto, uma estrutura foi montada para abrigar as ações do projeto. Um dos destaques é uma exposição dedicada à história das mulheres que têm transformado o cenário do câncer de mama ao longo dos séculos, a partir de avanços e conquistas. Uma delas é a polonesa Marie Curie, que fez história como a primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel, com descobertas que revolucionariam o tratamento oncológico. Realizada pela Aflora Cultural, em parceria com a Yabá Consultoria, a exposição tem apoio via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição destaca não apenas os feitos femininos na ciência e na medicina, como também os avanços alcançados por essas mulheres no âmbito social. “Líderes sociais, pacientes e comunicadoras, cada uma à sua maneira, também vêm transformando a vida de milhões de pessoas que enfrentam o câncer de mama. Para exaltá-las, essa exposição reúne histórias inspiradoras que legitimam a genialidade feminina e marcam a força das mulheres em atos de coragem e dedicação a um propósito maior: a vida de outras mulheres”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Para chegar aos perfis das mulheres que fazem parte da exposição foi realizado um mapeamento minucioso, ainda em 2023, a partir do diálogo com profissionais de saúde, associações de pacientes e comunicadores de várias partes do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: Grande São Paulo e mais cinco regiões recebem Carretas da Mamografia
Os passageiros também poderão interagir com a Pinker: avatar feminino que vai tirar dúvidas sobre o câncer de mama e conversar sobre outros tipos de tumores de grande impacto para a saúde feminina, como os de pulmão, intestino e colo de útero. No local também haverá espaço para oficinas e atividades socioculturais.
Uma animação focada nos direitos e conquistas relacionados ao combate ao câncer complementa a programação, com o intuito de aproximar o universo das políticas públicas do dia a dia das pessoas e destacar a importância do papel de cada um como agente de transformação social.
“Dentro da nossa política de responsabilidade social e cidadã, temos o compromisso de ampliar as ações que levem informação, esclarecimento e conscientização à população. Pelas nossas estações passam milhares de pessoas todos os dias e a ocupação desses espaços com projetos voltados à saúde e bem-estar é uma forma de compromisso com a sociedade”, afirma Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Sobre o Coletivo Pink
O movimento Coletivo Pink – Por um Outubro além do Rosa nasceu em 2018, comprometido com dois objetivos principais: ampliar o diálogo sobre o câncer de mama com toda a sociedade e fortalecer o protagonismo das mulheres que enfrentam a doença. Trata-se de um projeto colaborativo que reúne as principais associações de pacientes e entidades do Brasil, conectadas pela Pfizer. Ao longo dos anos, a iniciativa vem mobilizando, acolhendo, engajando e informando milhões de brasileiros, posicionando-se como um expoente dentro do Outubro Rosa e mantendo uma atuação informativa durante o ano todo.
Fazem parte da edição 2024 do Coletivo Pink as seguintes associações de pacientes e entidades: Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Vencer o Câncer, Instituto Lado a Lado pela Vida, Mão Amiga – Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer, movimento Avon Câncer de Mama, União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), Recomeçar, Américas Amigas, Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Nossa Casa e Instituto Camaleão.
No site www.coletivopink.com.br é possível saber mais sobre o trabalho realizado ano a ano pelo movimento, além de conhecer a versão virtual da exposição de 2024 e conferir outros detalhes sobre a programação.
Serviço
- Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa
- Data: de 1 a 13/10
- Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa e o Expresso Aeroporto da CPTM
source
Com informações do Governo de São Paulo