Ação ocorreu na última quarta-feira (23/08) e teve como objetivo debater sobre incidência, sintomas, diagnósticos, formas de tratamento, prevenção e casos clínicos da doença
A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do Ambulatório de Tuberculose, promoveu na última quarta-feira (23/08) o segundo encontro especial sobre tuberculose destinado a 40 servidores que atuam em 16 unidades situadas no centro da cidade e no distrito de Palmeiras. A capacitação ocorreu no Edifício Columbia, na Vila Costa, das 8 horas ao meio-dia, com o objetivo de subsidiar as equipes para o manejo clínico dos casos da doença. A iniciativa foi conduzida pelo médico especialista em tisiologia Paulo Henrique Braga Bizarria.
Estiveram presentes profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) Antonio Marques de Carvalho (Jardim Maitê), Onésia Benedita Miguel (Jardim Suzanápolis), Vereador Marsal Lopes Rosa (Vila Amorim), Maria José Lima Souza (Jardim Ikeda), Vereador Gregório Bonifácio da Silva (Vila Fátima), Marcelino Maria Rodrigues (Jardim Brasil), Jardim do Lago e Recanto São José e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Antonio Augusto Nunes (Jardim Natal), Dr. Isack Oguime (Parque Maria Helena), Maria de Lourdes Cardoso Mathias (Jardim Vitória), Professor João Olimpio Neto (Jardim Casa Branca), Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (Centro), Adelzuita Ferreira dos Santos (Jardim Monte Cristo) e Palmeiras.
Durante a capacitação foram abordados casos registrados no município com o objetivo de investigar incidência, sintomas, diagnósticos, formas de tratamento e prevenção. A ação visou relacionar as evidências científicas com a experiência obtida pelas equipes de profissionais que atuaram no combate contra a tuberculose. Cada unidade encaminhou um médico e um enfermeiro para participar da atividade.
Também foi destacado que, caso a pessoa apresente tosse por três semanas, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível. Além disso, a ação visou destacar a importância dos meios de prevenção, como vacinação em recém-nascidos ainda na maternidade, avaliação dos contatos, entre outros.
Mais ações
Ainda durante a iniciativa, os servidores presentes foram comunicados acerca do período da segunda fase da campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose, com previsão para ser realizada no município entre os dias 15 e 29 de setembro. A ação, que ocorrerá nas unidades da Atenção Básica, também será efetuada nas casas da população.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a capacitação foi extremamente proveitosa. “É fundamental que os profissionais que lidam diretamente com esta doença estejam devidamente atualizados sobre o assunto. Buscamos oferecer à população suzanense um atendimento efetivo e de qualidade, por isso este tipo de medida preventiva garante melhores condições no trato com o público”, destacou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano