Diante da previsão de queda acentuada de temperatura nesta semana, com mínimas previstas entre 4 °C e 5 °C, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá intensificar as ações já em curso voltadas ao atendimento da população em situação de rua. O reforço será feito por meio do “Projeto Acolher”, ação emergencial de acolhimento noturno que seguirá ativa até o fim do inverno.
O serviço é realizado com o uso da estrutura do Centro POP, localizado na Rua Elpídio Ferreira Guimarães, 450 – Center Ville, unidade pública especializada no atendimento à população em situação de rua. O Projeto Acolher funciona todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, das 19h às 7h, oferecendo jantar, espaço para banho, itens de higiene, colchão, cobertores, guarda de pertences e café da manhã antes da saída.
Quem é acolhido durante a pernoite é também mapeado e inserido na rede de proteção socioassistencial, com acompanhamento técnico da equipe do Centro POP. A unidade está preparada para atender cerca de 20 pessoas por noite, com vagas ajustadas conforme a demanda, de forma a garantir que todas as pessoas que procuram o serviço sejam acolhidas.
Com a previsão de frio intenso, as abordagens sociais noturnas realizadas pelo SEAS também serão intensificadas, com a distribuição de cobertores e alimentos diretamente nas ruas. Durante essas ações, a equipe técnica realiza trabalho de escuta e sensibilização, apresentando os serviços disponíveis e incentivando o deslocamento até o acolhimento. Em casos de recusa, as pessoas ainda assim recebem cobertores e alimentos, têm suas localizações registradas e são incluídas no mapeamento para visitas recorrentes, assegurando continuidade do cuidado e respeito à autonomia da vontade.
O acesso ao acolhimento pode ocorrer de forma espontânea, com apresentação direta na unidade, por encaminhamento das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ou da Guarda Civil Municipal (153). A população também pode informar sobre pessoas em situação de rua em risco, especialmente nas noites de frio intenso, pelo telefone da Secretaria de Assistência Social de Arujá (whatsapp): 11 4655-0436.
Atualmente, Arujá conta com cerca de 17 pessoas em situação de rua mapeadas, entre aquelas em acompanhamento há mais de um ano e trecheiros — pessoas em trânsito entre cidades. A presença dessas pessoas é influenciada pela posição geográfica do município, que é cortado por rodovias como a Presidente Dutra (BR-116), e o Rodoanel Mário Covas, vias que intensificam o fluxo populacional temporário.
Além do acolhimento noturno, o Centro POP segue funcionando normalmente durante o dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com serviços de atendimento técnico, alimentação, higiene, guarda de pertences e encaminhamentos para a rede de saúde, emissão de documentos e inclusão produtiva.



source
Com informações da Prefeitura de Arujá