Close Menu
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

julho 13, 2025

Especialistas mostram pejotização como fraude que precariza jornalismo

julho 13, 2025

Chile joga bem e derrota seleção peruana por 3 a 0 na Copa América

julho 13, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Comunicação AtivaJornal Comunicação Ativa
Home»São Paulo - Capital»Giro de Comissões: Confira os destaques desta quarta em CCJ, Administração Pública, Saúde e Educação
São Paulo - Capital

Giro de Comissões: Confira os destaques desta quarta em CCJ, Administração Pública, Saúde e Educação

Comunicacao AtivaBy Comunicacao Ativajunho 25, 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

As Comissões de Constituição e Justiça, Educação, Saúde e Administração Pública realizaram nesta quarta-feira (25/6) reuniões ordinárias na Câmara de Vereadores. Destaque para PLs (Projetos de Lei) de vereadores nas áreas da saúde, transporte, educação e direito dos animais.

Também foram aprovados requerimentos solicitando informações ao Executivo, além da realização de Audiências Públicas.

Saúde, educação, debates e mais: Veja os destaques da CCJ

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) analisou 32 itens da pauta. Deste total, 25 avançaram com parecer pela legalidade. Os PLs 84/2025 e 184/2025 – autoria do vereador André Santos (REPUBLICANOS) – receberam aval e abordam, respectivamente, o direito das crianças atípicas com seletividade alimentar a uma alimentação adequada e inclusiva nas escolas públicas e privadas e a disponibilização de cadeiras de rodas nos terminais rodoviários. O colegiado também emitiu parecer pela legalidade do PL 94/2025 – autoria do vereador Lucas Pavanato (PL) – que institui aulas de Libras nas escolas da cidade.

Destaque para outros três PLs que avançaram com pedidos de apensamento a outros textos similares que tramitam na Casa. O PL 848/2024 – autoria do vereador Jair Tatto (PT) – institui o Programa de Hortas Urbanas Comunitárias. Já o PL 8/2024 – autoria do vereador Ricardo Teixeira UNIÃO) – inclui vans e peruas do transporte escolar na liberação de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus, garantindo os mesmos direitos dos táxis. O PL 104/2025 – autoria do vereador Lucas Pavanato (PL) – isenta ou trata da remissão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que incide sobre imóveis atingidos por enchentes e alagamentos causados por chuvas.

A Comissão de Constituição e Justiça também aprovou a realização de três Audiências Públicas. O primeiro requerimento, da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL visa debater o PL 483/2025, que acrescenta novas hipóteses de vedação às normas que disciplinam a denominação e a alteração da denominação de vias, logradouros e próprios municipais.

Os pedidos audiência do vereador Thammy Miranda (PSD) são para ampliar o debate acerca da conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher; e sobre a distribuição, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), do sensor medidor contínuo de glicose para crianças entre 4 e 12 anos portadoras de diabetes e que estejam matriculadas na rede pública de ensino da cidade.

A reunião, que pode ser conferida na íntegra neste link, foi conduzida pela presidente do colegiado, vereadora Sandra Santana (MDB) e contou com a participação dos vereadores Alessandro Guedes (PT), Janaina Paschoal (PP), Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Silvão Leite (UNIÃO), Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e Thammy Miranda (PSD).

 

Educação: Espaço de convivência para TEA nos CEUs, audiência e pedidos de informações

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes aprovou o parecer do PL 481/2024 – autoria do vereador Marcelo Messias (MDB) – que cria espaços de convivência para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) do município.

“O TEA é uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e é fundamental que a sociedade esteja preparada para garantir a inclusão e bem-estar. É uma medida importante para promover a inclusão e proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para as pessoas com TEA. Além disso, essa iniciativa contribuirá para o fortalecimento da rede de apoio e suporte às famílias e cuidadores”, justifica o parlamentar no texto da proposta.

Os integrantes do colegiado também aprovaram requerimentos. Um deles, autoria da vereadora Cris Monteiro (NOVO), solicita uma Audiência Pública sobre as crescentes reclamações de incômodo causado pela poluição sonora decorrente do programa Paulista Aberta.

Outros documentos pedem informações à pasta de Educação sobre o andamento de atividades esportivas dentro das unidades escolares – autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB); e sobre o atendimento nas escolas em casos de racismo – autoria da vereadora Sonaira Fernandes (PL).

A reunião, que pode ser conferida na íntegra neste link, foi conduzida pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), contou com a participação dos vereadores Adrilles Jorge (UNIÃO), Celso Giannazi (PSOL) e Luna Zarattini (PT).

 

Saúde: Clínicas-escolas para TEA em destaque

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou sete itens dos que estavam previstos na pauta.

Destaque para o PL 242/2019 – autoria do vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) – que cria clínicas escolas para autistas em São Paulo. “Tenho conversado com pais que possuem filhos com autismo. A experiência que foi transmitida é que a sociedade não está preparada para lidar com crianças especiais. Muitos pais além de sofrerem com essa situação não conseguem arrumar emprego por dedicarem todo o seu tempo a cuidar do filho com TEA”, justifica o autor no texto da proposta.

A reunião, que pode ser conferida neste link, foi conduzida pela presidente do colegiado, vereadora Ely Teruel (MDB), contou com a participação dos vereadores Luana Alves (PSOL),  Roberto Tripoli (PV), Rute Costa (PL) e Simone Ganem (PODE).

 

Administração Pública: Protocolo para animais domésticos em catástrofes e pedido de informações

Entre os itens da pauta, a Comissão de Administração Pública aprovou o parecer do PL 433/2024 – autoria do vereador Gilberto Nascimento (PL) – que institui o Protocolo Municipal Pet em situações de catástrofes naturais ou calamidade pública.

“Com a recente tragédia que acometeu o estado do Rio Grande do Sul surgiram à tona problemas que parecem distante de nossa realidade, como a quantidade de animais que não puderam ser resgatados e foram a óbito”, justifica o autor no texto da proposta.

Foi aprovado ainda o requerimento do vereador João Ananias (PT) solicitando informações à Secretaria Municipal de Educação diante de denúncias feitas por sindicatos e reportagens jornalísticas que apontaram atrasos em pagamentos e problemas trabalhistas com empresas terceirizadas responsáveis pela limpeza em escolas municipais.

A reunião, que pode ser conferida na íntegra neste link, foi conduzida pela presidente do colegiado, vereadora Edir Sales (PSD), e contou com a participação dos vereadores Amanda Vettorazzo (UNIÃO), João Ananias (PT), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Sargento Nantes (PP) e Zoe Martínez (PL).

source
Com informações da Câmara Municipal de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Comunicacao Ativa
  • Website

Related Posts

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024

julho 12, 2025

Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas 

julho 12, 2025

Câmara Aberta: fim de semana com atrações culturais e visitas guiadas

julho 12, 2025

Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal

julho 11, 2025

Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos

julho 11, 2025

Educação paulistana ultrapassa meta de alfabetização em 2024 em 10 pontos

julho 11, 2025

Deixe uma respostaCancelar resposta

Advertisement
AnúnciosCLIQUE E LEIA JORNAL COMUNICAÇÃO ATIVA
Posts recentes
  • Morre cineasta Jean-Claude Bernardet julho 13, 2025
  • Especialistas mostram pejotização como fraude que precariza jornalismo julho 13, 2025
  • Chile joga bem e derrota seleção peruana por 3 a 0 na Copa América julho 13, 2025
  • Encontro fortalece ação integrada entre Saúde e Educação julho 13, 2025
  • Flamengo vence São Paulo por 2 a 0 no retorno do Brasileiro julho 13, 2025
  • Prefeitura de Guararema reforça ações de zeladoria em diferentes bairros julho 13, 2025
  • Pais inativos contribuem para comportamento sedentário dos filhos, mostra estudo de SP julho 13, 2025
  • Livro Brasil: Nunca Mais completa 40 anos com edição especial julho 13, 2025
  • Microplásticos no cérebro humano podem estar ligados a aumento de transtornos mentais julho 12, 2025
  • Exposição traz monstros coloridos de barro de artista pernambucano julho 12, 2025
© 2025 Jornal Comunicação Ativa - Todos os direitos reservados!.
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d