25/06/2025

Evento ocorrerá na quinta-feira da próxima semana (03/07) e reunirá 29 escolas municipais, com foco na matemática e no protagonismo estudantil
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na quinta-feira da próxima semana (03/07) a segunda edição do Suzangames, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a plataforma Matific que busca fortalecer o aprendizado da matemática entre os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal.
A atividade será sediada, novamente, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, com participação de 29 escolas e centenas de alunos nos períodos da manhã (das 8 às 11 horas) e da tarde (das 14 às 17 horas). Neste ano, a expectativa é superar o envolvimento da edição passada, que reuniu cerca de 500 estudantes. Para isso, as inscrições foram abertas entre os dias 16 e 30 de maio, com ampla adesão por parte das unidades escolares.
Com o objetivo de potencializar o protagonismo estudantil e incentivar a utilização da Matific como ferramenta pedagógica integrada ao planejamento dos professores, o Suzangames propõe uma jornada lúdica e desafiadora de resolução de problemas matemáticos. O evento é segmentado em duas fases: uma classificatória, realizada nas próprias escolas e já finalizada, e a fase final, no Mirambava, onde os melhores desempenhos se encontram para a disputa final.
Os participantes recebem medalhas e certificados de participação, e os estudantes que se destacarem em primeiro e segundo lugares serão premiados com uma visita à sede da empresa Matific, em São Paulo, além de brindes especiais. As escolas vencedoras também serão contempladas com equipamentos de uso coletivo, como caixas de som e projetores.
A coordenadora do Núcleo de Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, Sueli Stuchi, explicou que a proposta vai muito além de uma competição. “O Suzangames não é só uma disputa entre escolas, mas uma experiência de aprendizado significativa. A matemática ganha vida nas mãos dos nossos alunos, que utilizam a lógica, o raciocínio e a criatividade para resolver situações desafiadoras. É um momento em que eles se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem”, afirmou.
A secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, destacou o sucesso da parceria com a Matific e os impactos positivos do evento. “O Suzangames se consolida como uma ação estratégica de ensino e motivação. A Matific oferece uma plataforma envolvente, que alia diversão e conhecimento. Nossa rede está cada vez mais engajada em utilizar recursos inovadores para tornar a aprendizagem mais significativa. Esse tipo de iniciativa reforça nosso compromisso com a qualidade da educação e com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, declarou.
Além do estímulo ao raciocínio lógico e às competências matemáticas, o evento também promove a socialização entre os alunos de diferentes regiões da cidade, despertando o espírito colaborativo e o respeito às diferenças. As atividades são cuidadosamente planejadas para garantir que todos os participantes, independentemente do desempenho, sintam-se reconhecidos pelo esforço.
O prefeito Pedro Ishi reforçou a importância da valorização do ensino e celebrou a nova edição do Suzangames. “A Educação é uma prioridade em nossa gestão, e eventos como este mostram o quanto podemos avançar quando unimos inovação, tecnologia e dedicação. O Suzangames é um reflexo do trabalho comprometido de nossos profissionais da educação e da força dos nossos alunos. Quero parabenizar todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso, e principalmente as crianças, que são o nosso maior orgulho”, pontuou.
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Com informações da Prefeitura de Suzano