A Câmara Municipal de São Paulo lançou, nesta terça-feira (24/6), a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência e Desenvolvimento Social no Município de São Paulo. A iniciativa, prevista na Resolução 4/2025, surgiu a partir do PR (Projeto de Resolução) 27/2025. A proposta foi apresentada pelo vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD).
A Frente Parlamentar tem o objetivo de fortalecer a política de assistência social na cidade. A ideia é aperfeiçoar e articular ações assistenciais, além de promover a integração entre o Legislativo municipal, os usuários, os trabalhadores e as organizações da sociedade civil.
De acordo com o vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD), presidente da Frente Parlamentar, o trabalho do grupo será fundamental para fiscalizar os atos do Executivo. Segundo ele, a área da assistência social “vive desafios imensos” e por isso é necessário garantir o diálogo entre diferentes setores da sociedade.
“Nós precisamos de uma Câmara forte, com uma Frente Parlamentar pluripartidária, que trabalhe como espaço de garantia de diálogo entre usuários, trabalhadores, gestores, organizações da sociedade civil e servidores para que a gente possa, efetivamente, acompanhar a execução do orçamento na área da assistência social, de novos programas e a estruturação dos programas que já acontecem”, disse Bezerra.
O parlamentar ressaltou ainda que o lançamento da iniciativa foi acompanhado por cerca de 500 pessoas. Entre elas, representantes e integrantes de movimentos sociais, ativistas e membros dos conselhos de assistência social. O público se dividiu entre o Salão Nobre e o Auditório Prestes Maia. “Em uma noite fria como esta de hoje, essas pessoas estarem aqui, vemos a importância de fortalecer esse espaço de diálogo, de escuta e de cobrança do Executivo com relação às políticas públicas de assistência social na cidade”.
A Frente Parlamentar é de livre adesão dos vereadores e tem o vereador Hélio Rodrigues (PT) como secretário. Ele comentou que existe um “problema crônico na cidade relacionado à assistência social” e que a Frente quer discutir essa situação. “Queremos saber o que está acontecendo em cada repartição da Prefeitura que presta esse serviço, nas entidades parcerias do Executivo no atendimento às pessoas em situação de rua, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), enfim, nessas repartições importantes para o município de São Paulo”, frisou o parlamentar.
Também estiveram presentes o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) e a vereadora Luna Zarattini (PT), que foi anunciada como membro da Frente Parlamentar.
Confira o evento na íntegra no vídeo abaixo:
source
Com informações da Câmara Municipal de São Paulo