Guararema celebra a Primeira Infância com atividades educativas

De acordo com a Lei Federal 14.617/2023, agosto é considerado o Mês da Primeira Infância. Por isso, durante todo o mês, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebrou a importância do desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Tradicionalmente, em agosto há promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 (seis) anos de idade e a suas famílias, em todo o território nacional.

Em Guararema, as iniciativas ocorreram aos sábados de manhã, nas proximidades das Escolas Municipais, para atender as comunidades locais, criando um ambiente familiar, festivo e educativo. Oficinas de arte, contação de histórias e atividades lúdicas foram algumas das ações realizadas, permitindo que as crianças explorassem sua criatividade e curiosidade de forma interativa. Além disso, as atividades contaram com a participação de educadores, familiares e da comunidade, reforçando o laço entre escola e sociedade.

A Secretaria de Educação de Guararema enfatiza que essas ações são fundamentais para o desenvolvimento integral e saudável das crianças. “Investir na Primeira Infância é garantir um futuro melhor para nossas crianças e, consequentemente, para nossa sociedade”, afirma a secretária municipal de Educação Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

A participação dos pais foi um dos destaques e diferenciais do Agosto Infante. Eles foram convidados a se envolver nas atividades, contribuindo com ideias e até mesmo participando das oficinas. Essa interação não só fortaleceu o vínculo familiar, mas também proporcionou um espaço para que os pais aprendessem sobre o desenvolvimento das crianças e a importância do brincar na infância.

 

Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI)

Em Guararema foi promulgada a Lei Nº 3.668, de 5 de junho de 2024, que aprova o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), um plano intersetorial que estabelece metas e estratégias para o atendimento dos direitos das gestantes e crianças na Primeira Infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância.

 

source

Deixe uma resposta