A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão ao cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo Dom Odilo Scherer. A honraria proposta pela vereadora Edir Sales (PSD) foi entregue em uma Sessão Solene realizada no Theatro Municipal na noite desta sexta-feira (1/11).
O evento contou com um concerto e também comemorou os 70 anos da Catedral da Sé, que foi inaugurada como templo religioso em 5 de setembro de 1954 e já nasceu como patrimônio histórico e arquitetônico da capital paulista. “Merecidíssima esta homenagem ao nosso querido cardeal Dom Odilo Scherer. Ele é uma pessoa abençoada. A cidade está fazendo esta homenagem, na verdade. É a cidade de São Paulo que está fazendo esta grande festa aqui no Theatro Municipal. São 75 anos do nosso querido Dom Odilo e 70 anos da Catedral da Sé”, afirmou a parlamentar.
Odilo Pedro Scherer nasceu em Cerro Largo (RS), em 21 de setembro de 1949. Ele foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976. Na Diocese de Toledo, no Paraná, ele exerceu diversas funções pastorais. Em 1994, foi chamado para trabalhar em Roma, na Itália, como oficial da então Congregação para os Bispos, cargo que ficou até novembro de 2001, quando o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de São Paulo. Sua ordenação episcopal foi em 2 de fevereiro de 2002, na Catedral de Toledo. Em 20 de março de 2007, foi nomeado como 7º arcebispo de São Paulo pelo Papa Bento XVI, que também o tornou cardeal no mesmo ano.
Este ano, Dom Odilo completou 75 anos e apresentou sua carta de renúncia ao Santo Padre, conforme prevê o Código de Direito Canônico. “É uma noite muito especial. Eu recebo com muita gratidão, com simplicidade também essa homenagem que a Câmara Municipal me concede. Agradeço a iniciativa da vereadora Edir Sales, mas também aos vereadores que apoiaram essa iniciativa na Câmara. A minha contribuição à cidade eu tento dar através do trabalho que faço como bispo, como religioso à frente da Arquidiocese de São Paulo que, naturalmente, está vinculada à cidade de São Paulo desde o início e também a Igreja Católica que represento e está muito presente na cidade em todos os bairros. Muito trabalho religioso, mas também social, na área da saúde, na área da educação e assistência social. Portanto, eu acolho esta homenagem que é dirigida a mim, mas eu sei que é mais dirigida à igreja que represento”, salientou o homenageado.
Na ocasião, Dom Odilo também recebeu o Prêmio Cidade de São Paulo, por inciativa da Prefeitura. O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) destacou a importância de homenagear Dom Odilo, a Catedral da Sé e, consequentemente, a Igreja Católica. “Uma noite de festa e de celebração. É motivo de muita alegria a gente reconhecer esse trabalho tão importante, tão fundamental para a nossa cidade tanto de evangelização, como esse trabalho da liderança de ações sociais da nossa Igreja Católica que o nosso arcebispo coordena aqui na região que compete sua área de atuação. Então, como prefeito de São Paulo, como católico praticante, eu fico ainda mais feliz em poder participar desse momento histórico e marcante para a nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.
Em 2011, Dom Odilo foi homenageado com o Título de Cidadão Paulistano, por iniciativa do vereador Arselino Tatto (PT). O vereador Rodrigo Goulart (PSD) representou o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), na cerimônia. “Eu não preciso nem falar o que o Dom Odilo representa para a nossa cidade com tantos serviços prestados. Nada melhor do que esta honraria da Câmara Municipal de São Paulo, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão, sendo a proponente companheira do meu partido, a vereadora Edir Sales. Com certeza, nos honra muito estar aqui participando”, disse
“Esta é uma homenagem ao Dom Odilo e à Igreja Católica, aproveitando-se nessa data uma homenagem à Catedral da Sé. A Igreja Católica tem relevantes serviços prestados aqui na cidade de São Paulo. A Câmara Municipal corretamente concede esta honraria ao Dom Odilo numa homenagem muito importante porque reconhece as ações da Igreja Católica desde o início da cidade de São Paulo”, falou o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, que representou o Governo do Estado de São Paulo.
Também participaram da Sessão Solene os vereadores Janaína Lima (PP), Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Carlos Bezerra Jr. (PSD) e o secretário Executivo de Relações Institucionais de São Paulo, Enrico Misasi.
source
Com informações da Câmara Municipal de São Paulo