A Cultura foi destaque na noite desta segunda-feira (30/9) na Câmara de São Paulo com a entrega do Título de Cidadão paulistano ao ator Gero Camilo. A proposta da homenagem foi do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL).
“Eu fico admirado com a diversidade do Gero. Ele é ator, produtor, cineasta, cantor, diretor… um artista completo. A simbologia que ele tem para São Paulo por meio dos filmes que ele fez, o torna mais especial. Ele merece muito essa homenagem da Câmara Municipal”, salientou Vespoli.
Gero Camilo, nome artístico de Paulo Rogério da Silva, nasceu em Fortaleza (CE), em 1970. É poeta, ator, diretor, cantor, compositor e dramaturgo brasileiro. Chegou em São Paulo aos 23 anos de idade para cursar a Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo). Estreou no teatro profissional em “Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel García Márquez, ao lado de Ester Góes.
Ao se formar, em 1998, estreou profissionalmente na capital paulista o monólogo que escreveu e dirigiu “A Procissão”. Em 2000, começa sua trajetória no cinema, fazendo vários dos grandes filmes brasileiros, entre eles, “Bicho De Sete Cabeças”, “Carandiru”, “Narradores de Javé”, “Cidade de Deus” e “Chamas da Vingança”.
Camilo é conhecido por interpretar papéis cômicos e dramáticos, além de sua capacidade de criar personagens memoráveis e autênticos. Em 2002, lançou o livro “Macaúba da Terra – Contos e Peças” e tornou-se referência dramatúrgica no teatro brasileiro, encenando seus próprios textos.
Entre tantos títulos recebidos no cinema, teatro e literatura, Gero Camilo agradeceu à honraria inédita do Legislativo paulistano. “Minha ação até aqui vem da minha atuação na arte, da minha juventude no movimento estudantil e da minha militância religiosa. Eu fui um jovem que viveu uma São Paulo intensamente em defesa dela. Eu me tornei um homem que continua nesse caminho. Hoje é um momento de glória, no melhor sentido da palavra de estar aqui hoje”, agradeceu Gero.
Confira aqui a íntegra da Sessão Solene.
Veja o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP
source
Com informações da Câmara Municipal de São Paulo