A Feira aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro e realizou atendimentos gratuitos à população em diversas áreas da saúde
Mogi das Cruzes, outubro de 2024 – Nos dias 21 e 22 de setembro, foi realizada a 22ª edição da Feira de Saúde na Policlínica UMC. Na ocasião foram feitos atendimentos médicos gratuitos à população, por alunos supervisionados pelos Professores, nas áreas da saúde.
Mais de 900 pessoas foram atendidas gratuitamente durante os dois dias de evento, e mais de 1.600 consultas em especialidades foram realizadas (pacientes que passaram em mais de uma especialidade no mesmo dia). A população recebeu atendimento em especialidades médicas por alunos do Curso de Medicina sob a supervisão dos professores.
As áreas mais procuradas pela população foram:
Além disso, também foram realizadas 102 Vacinações e 339 testes rápidos.
Segundo o Coordenador do Curso de Medicina da UMC, Dr. Henrique Naufel a Feira de Saúde é um evento tradicional na região, que foi criado há mais de duas décadas por iniciativa dos alunos do Centro Acadêmico, para conseguir atender em um final de semana as demandas reprimidas que existiam na época. “Uma vez por ano, abrimos as portas da Policlínica para que a população seja atendida pelos melhores especialistas ligados à Universidade Mogi das Cruzes, em diversas especialidades, desde a Pediatria até a Geriatria, passando pela Ginecologia, Dermatologia, Psiquiatria, Oftalmologia além de realizar pequenas cirurgias mostrando para a população a importância da prestação de serviços e atendimento social da UMC”, explica.
O Coordenador da Policlínica, Dr. Melquiades Machado Portela, explica que trata-se de um evento muito especial, que impacta diretamente a sociedade mogiana. “Nossa Policlínica é uma academia que realiza um atendimento multidisciplinar por meio do curso de Medicina e de outras áreas. A população confia no nosso trabalho, por isso, vamos sempre dar continuidade a esse serviço que é tão relevante em todos os aspectos”, declarou. Ainda de acordo com o Dr. Melquiades a Medicina UMC trabalha com evidências e precisão, priorizando a humanização do atendimento.
O evento não é importante apenas para a comunidade, mas para os alunos da área da saúde da UMC, que planejam todas as etapas e participam ativamente dos atendimentos, sempre com a supervisão e acompanhamento dos professores. “Procuramos engajar todos alunos, principalmente os calouros, para que vivenciem a responsabilidade em participar das ações. Este processo colaborativo visa garantir uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, consolidando a Feira como um marco importante tanto para o desenvolvimento dos alunos quanto para o bem-estar da comunidade”, explica a estudante de Medicina e Diretora do departamento de ações comunitárias (COMUNI) do Centro Acadêmico Antonio Prudente (CAAP), Isabella Mayworm.