A apresentação conta com sete músicas que levam ao público
estéticas sonoras diversas, misturando brasilidades, jazz e música oriental
em composições originais e consagradas
Juliana Rodrigues e Grupo Hexapoema – Crédito: Lethicia Galo
No dia 8 de agosto (quinta-feira), às 20h, a pianista e compositora Juliana Rodrigues apresenta o seu mais novo projeto, Hexapoema, composto por seis músicos, como o nome sugere: Nicolly Sousa, no trompete, Landão Jessé, na percussão, Vanessa Ferreira, no baixo, Luiz Gustavo Rocha, na bateria, e Thomaz Souza, no saxofone alto, além de Juliana no piano e teclado.
O show é uma viagem sonora que passeia por estéticas musicais diversas, indo da música brasileira, jazz à música Hindustani, mesclando faixas autorais e consagradas, que evocam grandes nomes da música, como Dona Ivone Lara e Geri Allen.
“O Hexapoema surgiu do desejo de fazer um trabalho diferente, com uma outra formação, compondo para mais instrumentos e trocando experiências com um maior número de músicos, já que meus últimos discos foram em trio”, explica Rodrigues. “Então, quis me desafiar, expandir as possibilidades do meu trabalho e realizar uma vontade que já tinha de incluir sopros e baixo na formação.”
Juliana Rodrigues
Pianista e compositora, tem três discos lançados. Vive, de 2021, e Mnemosine, de 2017, apresentam suas composições junto ao trio que leva seu nome, trabalho que desenvolve desde 2015 e com o qual esteve em palcos de destaque, como o Festival Jazz Al Este, no Paraguai, Instrumental SESC Brasil, em São Paulo (SP), e Savassi Festival, em Belo Horizonte (MG). Em Samba-Revolução, de 2022, Juliana divide direção e arranjos com suas parceiras do grupo Dona da Rua, formado exclusivamente por mulheres. É uma das artistas convidadas da coletânea Existimos, vol. 1, de 2023, do Selo Vitrine, que reúne artistas do cenário do jazz instrumental e dos beatmakers de São Paulo, com gravações e remixes de composições originais.
Em janeiro de 2024 lançou em vídeo o show Hexapoema, com composições e formação inéditas. Em abril do mesmo ano, foi artista residente do Kat Jazz, festival internacional de jazz no Nepal, pelo segundo ano consecutivo. A musicista tem shows de piano solo online lançados em seu canal do YouTube e, além de tocar estilos diversos em formações variadas pela Grande São Paulo, está produzindo a série Caderno de Composições, que deve estrear ainda em 2024. Outros palcos de destaque em que a musicista esteve presente são: Sala São Paulo, Festival Sonamos Latinoamérica (Brasil, México e Peru), National Concert Hall (Dublin, Irlanda), Virada SP e Virada Cultural.
Em agosto deste ano, Juliana se apresenta com a Companhia Odara, na peça Atotô, em todas as segundas-feiras do mês, no Teatro Oficina.
SERVIÇO:
Show Juliana Rodrigues e Grupo Hexapoema
Dia 8 de agosto, às 20h
Local: Tenda – Sesc Mogi das Cruzes
R. Rogerio Tacola, 118 – Socorro
Entrada gratuita
Mais informações em https://www.sescsp.org.br/programacao/juliana-rodrigues-e-grupo-hexapoema/