Anúncios
Anúncios...

Atividade no Jardim Botânico contou com palestras, visita à horta e atividades físicas

Alimentacao saudavel atividade Meio Ambiente fotos Adriana Horvath 12

Nesta terça-feira (23/06), a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema realizou um evento no Jardim Botânico sobre alimentação saudável, educação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida.

O secretário de Meio Ambiente lembrou que a atividade integra a programação do mês do Meio Ambiente, que conta com diversas ações sobre a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. Confira mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/no-mes-do-meio-ambiente-diadema-realiza-programacao-diversa-para-discutir-questoes-climaticas/

“A participação de moradores, representantes da Prefeitura e de empresas foi muito importante para que pudessem conhecer as várias funções realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Ao conhecer melhor as possibilidades de alimentação saudável, podem melhorar a alimentação em suas casas e locais de trabalho”, destacou.

O evento iniciou com atividade física com participantes do Programa Caminhando Bem, da Secretaria de Esporte e Lazer, que incentiva atividades físicas e caminhadas orientadas em parques e praças de Diadema.

O diretor de Gestão Ambiental ressaltou que o mês do meio ambiente representa um importante momento de reflexão, conscientização e mobilização em prol da preservação dos recursos naturais e da construção de uma sociedade mais sustentável

“Mais do que uma data comemorativa, é uma oportunidade para reforçar que a proteção ambiental está diretamente relacionada às nossas escolhas cotidianas, inclusive na forma como produzimos, consumimos e valorizamos os alimentos”, disse.

Alimentação e saúde

Foram realizadas três palestras com o objetivo de destacar a estreita relação entre alimentação, saúde, sustentabilidade e educação ambiental, promovendo conhecimentos e práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e para a conservação do meio ambiente.

A primeira palestra foi sobre alimentação saudável, com participação do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria de Planejamento, Gestão, Tecnologia, Inovação e Segurança Alimentar. A ideia foi reforçar a importância de hábitos alimentares equilibrados para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população.

Em seguida, a equipe de Agricultura Urbana fez uma apresentação sobre a produção agroecológica de alimentos, demonstrando como é possível produzir de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente, fortalecendo a segurança alimentar e aproximando a produção das comunidades locais.

Os participantes ainda aprenderam sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e aproveitamento integral dos alimentos, com alternativas para diversificar a alimentação, reduzir o desperdício e promover o uso consciente dos recursos disponíveis

A atividade terminou com uma ida à horta para reconhecimento das plantas. Entre as PANC, capuchinha, taioba e tanchagem. A atividade ainda alertou sobre plantas tóxicas se ingeridas, como antúrio, samambaia e costela de adão.

Por: Luciana Yamashita

Fotos: Adriana Horvath

source
Com informações da Prefeitura de Diadem

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version