Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Com entregas em andamento até 31 de julho, programa garante complemento alimentar essencial para o desenvolvimento infantil e reforça a importância da atualização cadastral pelas famílias
Publicado em: 24/06/2026 11h05 | Atualizado em: 24/06/2026
No dia em que se celebra o Dia Internacional do Leite, a Secretaria Municipal de Educação reforça a importância do Programa Leve Leite, uma das principais políticas públicas de apoio à segurança alimentar e ao desenvolvimento de crianças atendidas pela Rede Municipal de Ensino (RME).
O primeiro ciclo de entregas de 2026 teve início em 7 de abril e segue até 31 de julho. Até o final do ciclo, mais de 350.000 beneficiários serão contemplados, com a distribuição de 1.300.000 quilos de leite em pó integral.
O programa é destinado a crianças em idade de creche e pré-escola, matriculadas na RME, residentes no município de São Paulo e cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Também são atendidas crianças com deficiência matriculadas até o 5º ano do Ensino Fundamental, sem exigência de inscrição no CadÚnico.
Mais do que um complemento alimentar, o leite é essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil. Rico em cálcio, proteínas e vitaminas, contribui para a formação óssea, fortalecimento da saúde e desenvolvimento cognitivo, sendo um importante aliado no processo de aprendizagem e no bem-estar das crianças.
“O consumo de leite e derivados é tão relevante, que alguns guias alimentares de países da América Latina, como Peru e Panamá e da Europa, como Finlândia e Reino Unido enfatizam sua recomendação de consumo, separando-os das demais fontes de proteínas, nos símbolos gráficos que utilizam”, diz Carolina Bastos Mendonça, nutricionista e coordenadora de alimentação escolar da SME.
Para bebês de até um ano de idade, a fórmula infantil é entregue mensalmente, direto na creche. Já para as demais crianças, o leite em pó integral é entregue em casa pelos Correios a cada quatro meses.
Desde 2024, a Secretaria Municipal de Educação adotou um novo fluxo logístico para ampliar o acesso ao benefício. Após duas tentativas de entrega sem sucesso no endereço informado, as famílias passam a contar com a possibilidade de retirada em uma das 115 agências dos Correios credenciadas como pontos de apoio em diferentes regiões da cidade.
A mudança foi implementada para evitar que famílias percam o benefício em razão de ausências momentâneas ou incompatibilidade de horários no momento da entrega. Além do aviso prévio da distribuição, os responsáveis recebem mensagens de texto (SMS) com as orientações e o endereço da agência mais próxima, onde o leite fica disponível para retirada por até sete dias.
Para garantir o recebimento sem interrupções, a Secretaria Municipal de Educação reforça a importância de que pais e responsáveis mantenham os dados cadastrais atualizados, especialmente o endereço residencial. A atualização deve ser feita diretamente na unidade educacional em que a criança está matriculada.
Com distribuição realizada desde 1995, o Programa Leve Leite reafirma o compromisso da Rede Municipal com o cuidado integral das crianças, reconhecendo que alimentar bem também é parte fundamental do processo educativo.
Para saber a data prevista para a entrega do benefício no seu endereço, é necessário ter em mãos o CEP de cadastro e consultar o cronograma. Também é possível realizar a consulta telefonando para a Central SP 156.
source
Com informações da Prefeitura de São Paulo
