O Programa São Paulo São Libras, iniciativa do Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), registrou avanços significativos em 2024. O balanço inédito realizado pela SEDPcD aponta um crescimento no número de atendimentos e na adesão aos serviços de tradução e interpretação em Libras, fortalecendo a inclusão da comunidade surda em todo o estado.
Desde o lançamento do programa, em outubro de 2023, a iniciativa tem se consolidado como referência em serviços de tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Neste ano, foram realizados mais de 7,7 mil atendimentos, uma procura cinco vezes maior em relação aos primeiros meses de implantação em outubro de 2023, consolidando o serviço.
O São Paulo São Libras oferece serviço de interpretação por videochamada e está presente em diversos órgãos públicos, como delegacias, Postos de Atendimentos ao Trabalhador (PATs), Poupatempo e na Defensoria Pública de São Paulo. A iniciativa também esteve presente nos dois turnos das eleições municipais do estado de SP, após acordo firmado entre a SEDPcD e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
De acordo com o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o programa reflete o compromisso do governo paulista com a acessibilidade e a igualdade de oportunidades. “O São Paulo São Libras é um exemplo de inovação tecnológica a serviço da acessibilidade comunicacional. Os resultados alcançados em 2024 provam que estamos no caminho certo para garantir que a comunidade surda tenha acesso pleno aos seus direitos.”
Para mais informações sobre o serviço clique aqui. O serviço é gratuito e está disponível em todo o estado.
Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.
São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista.
Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.
O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.
Veja mais dados do balanço em https://www.spsaotodosnadirecaocerta.sp.gov.br/
sourceCom informações do Governo de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!