De acordo com dados do Ministério da Saúde, o município superou a meta estipulada pelo próprio Governo Federal
O próximo domingo (24) será marcado pelo Dia Nacional de Combate à Poliomielite e a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, destaca cobertura vacinal de 98,39% da VIP (vacina inativada contra a poliomielite), que substituiu as tradicionais “gotinhas”. Este índice supera a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde, reforçando o compromisso do município com a saúde pública. A Rede de Atenção Primária, composta por UBS e USF, aplicou cerca de 2 mil doses do imunizante.
A vacina injetável faz parte do Calendário Nacional de Imunização do SUS (Sistema Único de Saúde), com esquema vacinal de três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a gotinha era utilizada nas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos. A partir deste mês, as doses de reforço também estão sendo realizadas com VIP.
A vacina contra a poliomielite é aplicada em todas as 10 unidades de saúde de Ribeirão Pires, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a dose é necessário comparecer com a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identidade com foto.Vale destacar, que Ribeirão Pires conta com a melhor cobertura vacinal para crianças até 1 ano de vida, de acordo com o programa federal Previne Brasil. O último levantamento, referente ao segundo quadrimestre de 2024, aponta que a cidade atingiu uma cobertura de 92%, superando os 85% registrados no mesmo período do ano anterior.
Para elevar a cobertura, a Atenção Básica – USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – adotou o microplanejamento que inclui o treinamento para técnicos de enfermagem sobre temas como rede de frio e sistema de informatização implantado em todas as unidades de saúde.
sourceCom informações da Prefeitura de Ribeirão Pires
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!