Prefeitura de Guararema reforça campanha de conscientização contra queimadas e crimes ambientais

Leia mais

Durante o período de estiagem, a Prefeitura de Guararema intensifica a campanha de conscientização contra queimadas ilegais e incêndios em áreas de vegetação. A ação tem como objetivo orientar moradores e proprietários rurais sobre condutas proibidas por lei e os riscos associados a essas práticas.

Leia mais

Neste período de festas juninas e julinas, a Administração Municipal reforça que a soltura de balões é proibida e configura crime ambiental, já que pode provocar incêndios de grandes proporções. Além disso, é vedada em Guararema a queima, soltura e comercialização de fogos de artifício com efeito sonoro (estampido). A medida visa proteger idosos, pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), animais e o meio ambiente — especialmente em datas comemorativas, quando o uso desses artefatos costuma ser mais frequente.

Leia mais

A Administração Municipal reforça, ainda, a importância da realização de aceiros, prática que consiste na criação de faixas de terra limpas e sem vegetação que servem como barreiras de contenção ao fogo. A medida preventiva é essencial, especialmente em chácaras, sítios e áreas próximas a mata, para minimizar os danos provocados por queimadas ilegais, que configuram crime ambiental passível de multa e reclusão, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Leia mais

Em caso de focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo número 193. Para denúncias de queimadas irregulares ou uso de fogos com estampido, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (11) 4695-2801. Já a soltura de balões deve ser denunciada à Polícia Militar pelo número 190.

Leia mais
Leia maisLeia maisLeia mais

sourceCom informações da Prefeitura de Guararema

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa