Nos últimos dez meses, a Cabine Lilás tem sido um ponto de apoio essencial para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O serviço, que conta com 50 policiais femininas treinadas para acolhimento, já realizou quase 6 mil atendimentos, oferecendo um suporte humanizado e especializado. A soldado PM Thamiris Lopes, operadora da Cabine Lilás do COPOM, participou do programa “SP em 3, 2, 1“, da Agência SP e deu mais detalhes sobre o funcionamento do espaço.
LEIA TAMBÉM: 12 serviços públicos essenciais para ajudar as mulheres no Estado de São Paulo
A Cabine Lilás é um serviço da Polícia Militar que visa acolher mulheres que enfrentam violência doméstica ou familiar. Quando uma vítima entra em contato com o número 190, sua chamada passa por uma triagem para avaliar se o risco é iminente. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, uma equipe policial é enviada para garantir a segurança da mulher. Caso contrário, ela é direcionada para a Cabine Lilás, onde recebe informações e orientação sobre como sair da situação de violência.
“O atendimento oferecido pela Cabine Lilás é diferenciado e humanizado. As mulheres recebem acolhimento e encorajamento para não desistirem de denunciar e buscar proteção. Além disso, são informadas sobre seus direitos, como o acesso à medida protetiva, o registro do boletim de ocorrência e os serviços disponíveis, como Casas de Acolhimento, pensão alimentícia e guarda dos filhos”, explica a soldado Thamiris Lopes.
“A violência doméstica vai além da agressão física. Qualquer atitude que cause danos psicológico, emocional, moral, patrimonial ou sexual é um sinal de alerta. Xingamentos, humilhações, arremesso de objetos, controle financeiro, intimidações e ameaças também configuram violência doméstica”, reforça a policial.
A Cabine Lilás é um serviço operado dentro do Centro de Operações da PM (Copom), com policiais mulheres que foram treinadas por equipes especializadas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento de ocorrências e suporte a policiais que estão em campo. As policiais fazem o atendimento em uma cabine exclusiva para chamados de violência doméstica ou familiar.
O “SP em 3, 2, 1” é um programa da Agência SP que traz entrevistas curtas sobre temas relevantes para a população de São Paulo. Integrantes do Governo de São Paulo respondem toda semana três perguntas sobre assuntos variados, sempre pensando em levar informações de forma fácil e direta. Os episódios são publicados no Youtube oficial do Governo de São Paulo.
sourceCom informações do Governo de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!