Orçamento 2026: Parecer sobre emendas à LDO é aprovado pela Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou nesta sexta-feira (27/6) o parecer das emendas incluídas no relatório da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2026. Foram cinco votos favoráveis e três contrários. O PL (Projeto de Lei) 441/2025 – autoria do Executivo – estima para a cidade de São Paulo o valor de R$ 128,9 bilhões.

Leia mais

Esta é a primeira etapa da construção do orçamento municipal e serve como base para a LOA (Lei Orçamentária Anual). O texto substitutivo avançou no colegiado de mérito em 11 de junho e no mesmo dia foi aprovado em primeiro turno pelo Plenário da Casa.

Leia mais

Relator do PL na Comissão de Finanças, o vereador Major Palumbo (PP) expôs um resumo do segundo relatório substitutivo e com as emendas parlamentares incluídas. Ele afirmou que a relatoria da maior previsão orçamentária da história da cidade foi um trabalho democrático e responsável. “Tivemos o acolhimento das emendas não só dos vereadores, mas de economistas, do Poder Executivo, Tribunal de Contas do Município, além das propostas incorporadas das Audiências Públicas realizadas na Câmara. É um texto complexo, recebemos um total de 1.697 emendas. São contribuições substanciais que precisaram ser acolhidas parcial ou integralmente.”

Leia mais

Ainda de acordo com o responsável pelo relatório da LDO, é preciso construir uma base orçamentária e fazer a aplicação correta dos recursos. “Agora temos que carimbar os investimentos. Conseguimos também conter ações para que o endividamento não estourasse. Surgiram boas sugestões, por exemplo, a transparência e execução responsável do próprio recurso do orçamento, principalmente em políticas que necessitam de altos valores”, declarou Major Palumbo.

Leia mais

O relatório final de Finanças e Orçamento incluiu ainda propostas diversas dos vereadores da Câmara Municipal. Major Palumbo destacou que o parecer foi técnico e político, institucionalmente equilibrado respeitando a diversidade do Legislativo paulistano para fortalecer a governança da Casa.

Leia mais

“Foram inclusas emendas em torno da justiça fiscal, social e territorial para que possamos expandir estas políticas públicas e melhorar a vulnerabilidade social ao aplicar os recursos onde é necessário. Prioridade de recursos para a Procuradoria Especial da Mulher e a ações antirracistas com o objetivo de garantir o resgate da memória da população negra”, concluiu o parlamentar.

Leia mais

A reunião de Finanças e Orçamento, conduzida pela vice-presidente, vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE), contou com a participação dos parlamentares: Jair Tatto (PT) – presidente, Major Palumbo (PP) – relator da LDO, André Santos (REPUBLICANOS), Dra. Sandra Tadeu (PL), Dheison Silva (PT), Keit Lima (PSOL), Marcelo Messias (MDB) e Silvinho Leite (UNIÃO), além do líder de governo, Fabio Riva (MDB) e do vereador Dr. Murillo Lima (PP).

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Municipal de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa