Monotrilho da Linha 17-Ouro percorre pela primeira vez trecho entre as estações Washington Luís e Brooklin Paulista

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou pela primeira vez uma viagem teste no trecho entre as futuras estações Washington Luís e Brooklin Paulista. O trajeto de aproximadamente 800 metros realizado na sexta-feira (24) marca uma nova etapa do processo para validar a segurança e o funcionamento do sistema.

Leia mais

O deslocamento foi realizado com energia das baterias do trem, um recurso tecnológico que garante movimentação autônoma de até 8 km, oferecendo segurança adicional em caso de falhas no fornecimento de energia. Durante o teste, foram verificados itens como a interface dinâmica entre o trem e a viga-guia, passagem pelo AMV (Aparelho de Mudança de Via), propulsão e frenagem do trem no futuro trecho operacional, abertura e fechamento do compartimento de engate do trem e teste da rota de fuga pela passarela de via.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Transporte sobre trilhos tem investimento de R$ 46 bi e gera quase 50 mil empregos em 2024

Leia mais

Também foi realizada a avaliação dos comandos operacionais e eficiência energética das baterias, além de observados aspectos relacionados à segurança, estabilidade e conformidade com os padrões técnicos exigidos.

Leia mais

A Linha 17-Ouro contará com trens projetados para operação totalmente automatizada (sistema UTO) e equipados com tecnologia CBTC, que permite intervalos menores entre composições, otimizando a eficiência e a segurança. Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar 616 passageiros, com conforto garantido por ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.

Leia mais

Com investimento de R$ 5,8 bilhões do Governo do Estado, a Linha 17-Ouro está em fase avançada de implantação. O primeiro trecho operacional, com 6,7 km, conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. Após sua conclusão, prevista para 2026, a linha deverá atender cerca de 100 mil passageiros por dia, consolidando-se como uma solução estratégica para a mobilidade urbana de São Paulo.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa