Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires. O evento reúne líderes dos países membros para discutir os temas prioritários do bloco, e também marca a passagem da presidência temporária da Argentina para o Brasil.
A Cúpula teve início nessa quarta-feira (2), com a agenda como a do Ministro da Fazenda Fernando Haddad, que se reuniu no primeiro dia com os ministros das finanças do Uruguai, Paraguai e Argentina e publicou nas redes sociais que teve uma "ótima" conversa.
O presidente Lula chegou na quarta-feira à noite. É a primeira vez que Lula viaja para o país vizinho, desde que Javier Milei foi eleito presidente argentino, em 2023. Os dois líderes latino-americanos não têm reunião prevista nas agendas oficiais.
Nesta quinta (3), por volta das 8h , Lula se reuniu com o Presidente do Paraguai, Santiago Peña, na residência Oficial do Brasil em Buenos Aires.
Às 10 horas da manhã começa a Sessão Plenária da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e dos Estados Associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. A Cúpula acontece no Palácio San Martín, que é Sede do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores na Argentina.
Mais tarde, pouco antes das 13h, acontece a cerimônia de transmissão da Presidência temporária do Mercosul, para o Brasil. Entre as prioridades do Brasil à frente do bloco estão os planos de fortalecer a integração regional e priorizar o acordo com a União Europeia.
Por volta das 15h, o Presidente Lula embarca na Aeroestação Militar Aeroparque, em Buenos Aires, em voo direto para o Rio de Janeiro, com previsão de chegada ao Aeroporto Santos Dumont às 17h30.
sourceCom informações da Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!