Linhas 8 e 9 da CPTM: pintura especial dos trilhos reduz riscos de descarrilamento e rupturas

Usada pela primeira vez em uma ferrovia no país, a pintura anti-flambagem tem sido utilizada nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da concessionária ViaMobilidade, fiscalizada pela Artesp – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo. A técnica desenvolvida pela concessionária consiste em pintar os trilhos em locais críticos e com excesso de calor para evitar o superaquecimento das estruturas e reduzir riscos de descarrilamento ou rupturas devido às altas temperaturas, que podem atingir entre 40°C e 60°C no verão.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Linhas 11, 12 e 13 de trens: entenda como transporte no Alto Tietê vai mudar com a concessão

Leia mais

A tinta, na cor branca metálica, a mesma da sinalização de ruas, é aplicada na lateral, alma e patim (meio e parte inferior) dos trilhos, com o auxílio de um veículo rodoferroviário e um carrinho com injetores. O procedimento reduz em até seis graus a temperatura da via férrea, a amplitude térmica e a captação de calor. Dessa forma, a incidência de flambagem, fenômeno de instabilidade estrutural e constante preocupação no setor ferroviário, diminui por não ocorrer a dilatação das estruturas.

Leia mais

São 35 quilômetros de trilhos localizados em trechos estratégicos que receberão a pintura. De acordo com Alan Santana, gerente-executivo de Manutenção da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, a iniciativa é parte das medidas de resiliência climática adotadas pela concessionária que colaboram para a eficiência da operação e, consequentemente, na segurança dos passageiros.

Leia mais

“A diminuição da temperatura evita problemas na via permanente e reduz o risco de incidentes que possam comprometer os serviços. Com a solução, há maior disponibilidade na via e menos necessidade de manutenção corretiva”, conclui Santana.

Leia mais
Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa