LDO 2026 é aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (01), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. Ao todo, 311 emendas parlamentares foram incorporadas ao texto.

Leia mais

A LDO é o instrumento de planejamento que disciplina a elaboração da lei orçamentária (LOA) do próximo ano. Dispõe sobre alterações da legislação tributária, a política de aplicação dos recursos das agências financeiras oficiais de fomento, bem como orienta a gestão da dívida pública e a captação de recursos por órgãos da administração estadual.

Leia mais

A lei elenca as metas, prioridades e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento do Estado. O anexo de Metas Fiscais traz a projeção inicial para a receita fiscal primária do Estado para o próximo ano no total de R$ 382,9 bilhões, enquanto as despesas são estimadas em R$ 372,6 bilhões. 

Leia mais

Além de trazer a projeção dos resultados esperados para o período de 2025 a 2028, contém, ainda, a evolução do patrimônio líquido do Estado de 2022 a 2024, o demonstrativo da receita com a alienação de ativos nesse período e a sua correspondente aplicação e a previsão da participação da renúncia fiscal na arrecadação, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também apresenta a avaliação e o demonstrativo da situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência dos servidores civis e militares, cuja gestão centralizada é de responsabilidade da autarquia São Paulo Previdência (SPPrev).

Leia mais

​Para a elaboração do projeto da LDO 2026 foram considerados os seguintes principais parâmetros macroeconômicos para as projeções das metas fiscais:

Leia mais
Discriminação2025202620272028
IPCA/IBGE5,55%4,51%4,00%3,78%
Δ REAL DO PIB ESTADUAL2,00%1,70%2,00%2,00%
Leia mais

Aprovado na Alesp, o projeto segue agora para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa