Guararema reforça campanha anual de prevenção contra queimadas

Leia mais

Com a chegada do período de estiagem, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, reforça a campanha anual de conscientização contra as queimadas. O objetivo é orientar a população sobre os riscos ambientais e legais dessas práticas, além de incentivar medidas preventivas, como a criação de aceiros.

Leia mais

A realização de queimadas em áreas rurais e urbanas em Guararema é proibida pela Lei Municipal nº 3.262/2019. O descumprimento da norma pode acarretar em multas que variam de cinco a 1.000 Unidades Fiscais do Município (UFMs), além da obrigação de reflorestar a área degradada e doar mudas nativas.

Leia mais

Como forma de prevenção, a Prefeitura orienta a realização dos chamados aceiros – faixas de solo limpo e sem vegetação ao longo de cercas, estradas e divisas de terrenos, que funcionam como barreiras naturais contra o avanço do fogo. A recomendação é que essas faixas tenham, no mínimo, três metros de largura, podendo chegar a seis metros em áreas de preservação permanente e até 10 metros quando em divisas com unidades de conservação.

Leia mais

A Administração Municipal alerta que o uso do fogo como prática de manejo agrícola ou limpeza de terreno representa não só um risco para a fauna, a flora e o solo, como também para a saúde da população e a segurança das propriedades vizinhas. A fumaça prejudica a qualidade do ar e pode agravar problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos.

Leia mais

Em caso de incêndios, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para denúncias de queimadas ilegais, o contato deve ser feito diretamente com o Departamento de Fiscalização Municipal pelo telefone (11) 4695-2801.

Leia mais
Leia maisLeia maisLeia mais

sourceCom informações da Prefeitura de Guararema

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa