Estudantes do ensino técnico da capital e Jundiaí são as primeiras estagiárias do programa BEEM

Nos próximos dias, duas estudantes da rede estadual paulista vão pôr em prática o que estão aprendendo em sala de aula. Luana Piovanni e Larissa Friciano são as primeiras alunas selecionadas do programa BEEM (Bolsa Estágio do Ensino Médio). As jovens estão matriculadas no itinerário de formação técnico profissional e foram contratadas por empresas parceiras da nova iniciativa do governo de São Paulo. Nesta primeira fase, são 10 mil vagas abertas em todo o estado. As inscrições para os alunos interessados seguem até 16 de março no site www.beem.sp.gov.br. 

Leia mais

Podem participar do BEEM estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os selecionados serão admitidos na condição de estagiários, nos moldes da Lei de Estágio Federal n º11.788/08 (Lei de Estágio), e deverão cumprir uma jornada entre 12 e 20 horas semanais. Os valores das bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Inscrições para 10 mil vagas do programa de estágios BEEM começam nesta terça (18)

Leia mais

Na seleção, demonstrou muita vontade de aprender’

A primeira experiência no mercado de trabalho de Luana, de 17 anos, aluna do curso técnico de farmácia da E.E. Professor Alberto Salotti, na capital, será na Fórmula Farmácia de Manipulação dos irmãos Alex e Sergio Margutti. “Sempre tive interesse na área de saúde e química, e o curso técnico me pareceu uma boa oportunidade. Depois da escola pretendo continuar na área e cursar Farmácia na faculdade”, explica. 

Leia mais

Aberta desde 2023 em um shopping da zona sul, a empresa já conta com nove funcionários, sendo três estagiários do ensino superior, e viu com o BEEM a oportunidade de expandir o quadro. “Nós acreditamos não apenas em formar futuros profissionais qualificados, mas também incentivar a inclusão social e trazer diversidade para a equipe”, explica Sergio. 

Leia mais
Leia mais

O match entre a empresa e Luana foi o diferencial. No BEEM, os alunos selecionados vão atuar em empresas parceiras, de acordo com o perfil do candidato, curso e horário das aulas. “Na seleção, ela demonstrou muita vontade de aprender. Queremos exatamente esse perfil. O de pessoas que queiram crescer com o negócio”, conta Alex. No início do estágio, marcado para começar no próximo dia 17, Luana atuará no processo de vendas. “Mas, conforme a demanda, também participará na produção. A ideia é alinhar é sempre alinhar as atividades às necessidades e capacidade técnica que ela demonstrar no decorrer dos meses”, adianta Sergio. 

Leia mais

Tirar a CNH e ajudar nas despesas de casa 

Vendas é o forte e o curso técnico escolhido por Larissa, de 17 anos. Matriculada na E.E. Bairro Fazenda Grande, em Jundiaí, ela está animada por fazer um estágio na mesma área. “Fiz minha inscrição em uma sexta-feira, no sábado de manhã me mandaram uma mensagem, na terça fui até a empresa fazer a entrevista e na quinta fui informada que seria contratada”, conta a estudante selecionada pela Repair Center, empresa de assistência e de reparos de aparelhos eletrônicos.

Leia mais
Leia mais

Durante os estágios, as instituições parceiras serão responsáveis por fornecer auxílio transporte e dispor de um profissional, com formação ou experiência na área de conhecimento do curso técnico, que atuará como supervisor do estágio. “Além de ser próxima da minha casa, o ambiente e a equipe da empresa me deixaram mais tranquila em relação à escolha. Será a minha primeira experiência no mercado de trabalho “, explica Larissa. 

Leia mais

Assim como Luana, o estágio da estudante começa nas próximas semanas e ela terá que conciliar com as aulas da unidade de ensino de tempo integral onde estuda. “Soube do BEEM pela escola, que nos incentivou muito na inscrição e deu total apoio. Quando meus colegas souberam do resultado, todos ficaram entusiasmados e também com interesse em participar de outras seleções”, diz. 

Leia mais

Na parceria firmada com as empresas, as bolsas dos primeiros seis meses de estágio serão financiadas pelo governo de São Paulo. Após esse período, os alunos poderão ter os contratos efetivados pelas próprias instituições. “Com a bolsa pretendo separar uma parte para ajudar em casa e outra, quem sabe, pagar minha CNH ou comprar algo que queira”, planeja Larissa. 

Leia mais
Leia mais

Pré-requisitos dos candidatos

Para participar do BEEM, os candidatos precisam, entre outros pré-requisitos:

Leia mais
  • ter 16 anos completos na data de admissão do estágio;
  • estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio;
  • ter frequência regular igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
  • ter feito, no ano anterior, o Provão Paulista Seriado;
Leia mais

O processo seletivo possui caráter eliminatório e classificatório de avaliação, limitado ao número de vagas disponibilizadas no período. Caso a empresa manifeste o interesse, poderão ser incluídas fases de análise dos currículos ou entrevistas. As empresas interessadas podem fazer o cadastro em www.beem.sp.gov.br/#empresas.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa