Entenda qual o papel da Ouvidoria da Câmara Municipal de SP e como ela pode ajudar os cidadãos

Você provavelmente já ouviu falar sobre ela, mas realmente sabe para que serve a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo? Criada por meio da Lei nº 15.507, de 15 de dezembro de 2011, a Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e a Câmara Municipal de São Paulo.

Leia mais

Por meio deste canal, o cidadão pode, por exemplo, exigir informações completas e transparentes das atividades do Legislativo paulistano. O objetivo da Ouvidoria é atender, solucionar problemas e sanar dúvidas dos munícipes da capital paulista, relacionadas às atividades legislativas – como, por exemplo, Sessões Plenárias, Audiências Públicas, CPIs e agenda da Câmara -, Projetos de Lei, eventos institucionais, expedientes de setores como Escola do Parlamento, Restaurante-Escola e outros.

Leia mais

O que faz a Ouvidoria?

Leia mais

Sua função vai muito além de simplesmente receber reclamações. Sendo assim, qualquer munícipe também pode fazer críticas, sugestões, denúncias, solicitar providências, pedir informações e registrar elogios. Tudo isso por meio de formulário ou por outros meios de comunicação. Vale ressaltar que o prazo máximo de resposta é de 10 dias.

Leia mais

Relatórios

Leia mais

Todo mês, a Ouvidoria elabora um relatório com o número total de manifestações registradas, indicando, por exemplo, o número de solicitações por região da cidade, o setor de competência e também o assunto. Para conferir os relatórios, basta acessar este link.

Leia mais

Também é de responsabilidade da Ouvidoria responder pelas demandas enviadas ao Legislativo municipal com base na LAI (Lei de Acesso à Informação). Isso porque, no Portal da Câmara, há uma área dedicada a ela. Os relatórios de atendimento da LAI podem ser acessados aqui.

Leia mais

Os questionamentos com base nessa lei podem ser enviados à Câmara preenchendo-se o formulário no Área do Cidadão. Ao acessar a página, você pode criar um perfil, deixar uma manifestação e acompanhar a evolução do pedido.

Leia mais

E o que acontece com o que não é de responsabilidade da Câmara?

Leia mais

É frequente o recebimento de manifestações que sobre assuntos que não são de competência do Poder Legislativo municipal, como zeladoria e obras, educação e saúde. Nestes casos, além de informar ao cidadão quando a demanda não é de responsabilidade da Câmara e orientar sobre o caminho adequado para atendimentos futuros, a Ouvidoria encaminha a manifestação ao órgão ou à secretaria competente.

Leia mais

Tem alguma dúvida ou sugestão?

Leia mais

É possível entrar em contato com a Ouvidoria por meio destes canais:

Leia mais

Internet

Leia mais

Mande um e-mail para ouvidoria@saopaulo.sp.leg.br ou acesse a “Área do Cidadão”.

Leia mais

WhatsApp

Leia mais

(11) 3396-4000

Leia mais

Telefone

Leia mais

0800-3-226272; das 8h às 19h

Leia mais

Pessoalmente

Leia mais

Sala da Ouvidoria, que fica localizada na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 – 1º Subsolo – sala 29; das 9h às 18h

Leia mais

Carta

Leia mais

Escreva para Ouvidoria do Parlamento: Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, São Paulo – SP, CEP 01319-900.

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Municipal de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa