Dia Mundial de Combate às Drogas: Hub de Cuidados soma mais de 31 mil atendimentos e reforça acolhimento

O Hub Cuidados em Crack e Outras Drogas do Governo de São Paulo, na região central da capital, já fez em sua triagem 31.714 atendimentos em mais de dois anos de funcionamento. O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho. A data foi criada pelas Organização das Nações Unidas e tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pelas drogas aos indivíduos que a consomem e à sociedade.

Leia mais

Dos mais de 31 mil atendimentos em SP, houve 26.191 encaminhamentos para Hospitais Especializados, aos novos serviços de Casas Terapêuticas, para as Comunidades Terapêuticas e outros equipamentos de saúde, como prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos de Especialidades ou Hospitais Gerais.

Leia mais

Os atendimentos na unidade são feitos de forma individualizada, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. São realizados exames e cumpridos protocolos de escala de saúde mental e clínica. Se necessário e caso o paciente concorde, é realizado o encaminhamento para os programas de desintoxicação do estado, conforme a linha de atendimento definida pela equipe clínica.

Leia mais

De abril de 2023 até o dia 17 de junho deste ano, a média semanal de atendimentos se manteve, com cerca de 152 pacientes por semana.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Hub de Cuidados em Crack: vice-governador faz balanço dos dois anos

Leia mais

Cuidado e acolhimento

Leia mais

Desde o ano passado, houve um avanço significativo no tratamento de dependência química com a ampliação de 345 para 695 no número de leitos. E mais: houve também a diminuição de altas precoces de pacientes, o que sinaliza um atendimento mais qualificado e efetivo. Com isso, pacientes encaminhados pelo HUB de Cuidados em Crack e outras drogas para hospitais contratados aumentaram seu tempo de permanência, possibilitando a alta qualificada para os demais equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial.

Leia mais

Outro destaque foi o estabelecimento de uma linha de cuidado direcionada especificamente às pessoas com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas em cenas abertas. A linha de cuidado é baseada nos eixos como reabilitação psicossocial, acessibilidade geográfica, integração intersetorial de serviços e baixa exigência inicial para vínculo.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Hub de Cuidados completa dois anos com quase 30 mil pacientes atendidos

Leia mais

Em paralelo, ocorreu a implantação e execução de cinco unidades de casas terapêuticas para o acolhimento terapêutico especializado aos dependentes químicos, com o objetivo de garantir a integralidade e a intersetorialidade no cuidado aos pacientes com alta vulnerabilidade social.

Leia mais

Essa estrutura assegura acolhimento socioassistencial especializado para pessoas que recebem alta dos programas de desintoxicação estaduais e não possuem vínculos familiares.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa