Comissão de Trânsito discute dificuldades na transição energética da frota de ônibus da capital

Na reunião desta quarta-feira (9/4) da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores discutiram diversos temas, em especial a transição energética do transporte público da capital e as dificuldades na substituição dos ônibus movidos a combustível fóssil por ônibus elétricos, ambientalmente mais sustentáveis e menos poluentes.

Leia mais

O debate foi incitado pelo presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), que repercutiu declarações do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), dadas à imprensa no dia 3 de abril, durante a entrega de 115 novos ônibus elétricos à bateria que começarão a circular na cidade.

Leia mais

Na ocasião, Nunes disse que há risco de São Paulo ficar sem ônibus para atender à população em caso de apagão, pois a Enel, concessionária de energia elétrica da capital, não aumentou a capacidade da rede de distribuição elétrica e não fez a ligação para que as garagens das empresas de transporte carreguem as baterias dos veículos. Ainda segundo o prefeito, ao invés de 115, poderiam ter sido entregues 165 ônibus, já que 50 veículos novos já estão prontos para circular, porém não há capacidade para carregá-los e eles ficarão parados nas garagens das empresas de transporte.

Leia mais

Essa situação foi repercutida pelos integrantes da Comissão de Trânsito e abordada, em entrevista à Rede Câmara SP, pelo vereador Senival Moura. “É um assunto que nós já estamos abordando, seguramente, há dois anos ou mais. E há preocupação, justamente, por essa transição energética para a cidade de São Paulo e para os ônibus elétricos”, destacou.

Leia mais

“As empresas estão fazendo investimentos, têm produção. Muitas empresas, inclusive, fizeram o pátio e instalaram as baterias, mas não chega o principal, que é o carregamento, para poder fazer com que os veículos, de fato, venham a circular na cidade para fazer o transporte da população e contribuir com o meio ambiente. Então, o assunto que o prefeito abordou é muito pertinente, porque é o que está acontecendo.”, completou o presidente da Comissão de Trânsito.

Leia mais

Outros assuntos, como o Plano de Metas do município e os três itens da pauta, também foram discutidos. A reunião foi conduzida pelo vereador Senival Moura (PT), presidente da Comissão de Trânsito. Participaram a vice-presidentes, vereadora Pastora Sandra Alves (UNIÃO), e os vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSD), Gilberto Nascimento (PL), Kenji Ito (PODE), Paulo Frange (MDB)  e Renata Falzoni (PSB). No vídeo abaixo, você pode conferir a íntegra:

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Municipal de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa