Câmara realiza 10ª entrega do Colar Guilherme de Almeida a personalidades da cultura e da história paulistanas

A Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, sediou nesta segunda-feira (23/6) a 10ª cerimônia de premiação do Colar Guilherme de Almeida – O Poeta de São Paulo e da Epopeia de 32, homenagem criada em 2015 pela Câmara Municipal de São Paulo e concedida anualmente a nove personalidades que contribuíram para a cultura paulistana – em áreas como literatura, cinema, teatro, música, artes plásticas e outras formas artístico-culturais de manifestação – e à preservação e divulgação da história da cidade.

Leia mais

Artista completo e que deixou mais de 70 publicações entre poesia, prosa, ensaios e material jornalístico, Guilherme de Almeida foi membro das academias Paulista e Brasileira de Letras e comandou a comissão responsável por celebrar o Quarto Centenário paulistano, em 1954. Também foi integrante do grupo da Semana de Arte Moderna de 1922, precursor da crítica cinematográfica no jornalismo do país, e compositor parceiro de Villa-Lobos, além de ter lutado na Revolução Constitucionalista de 1932. O poeta, inclusive, está enterrado na Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, popularmente apelidada de Obelisco do Ibirapuera

Leia mais

Presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça comemorou a possibilidade da instituição sediar a entrega do Colar Guilherme de Almeida. “Trazer para cá, num certo sentido, é até trazer o colar para a casa do Guilherme de Almeida. Guilherme de Almeida foi dos mais importantes acadêmicos da Academia Paulista de Letras e foi um dos responsáveis pelo ressurgimento da academia na década de 1940”, ressaltou.

Leia mais

Homenageados

Leia mais

Entre os homenageados na 10ª cerimônia de premiação do Colar Guilherme de Almeida estava a historiadora, escritora e professora brasileira Mary del Priore. Autora de mais de 50 livros, é referência em história cultural e social do Brasil, tendo lecionado em várias universidades brasileiras, como USP (Universidade de São Paulo), PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Universidade Salgado de Oliveira.

Leia mais

Colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, Mary escreveu, organizou ou contribuiu em várias publicações e foi laureada com prêmios e títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco, e quatro Prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. “Nós sabemos que é certamente uma das condecorações de maior importância na área da cultura no Estado de São Paulo, e eu diria no Brasil”, ressaltou.

Leia mais

“Na condição de historiadora, me sinto extraordinariamente privilegiada de estar nesta casa, ao qual pertenço, que é a Academia Paulista, mas de certa maneira encarnando essa figura do Guilherme de Almeida, que foi um combatente pela nossa cultura”, frisou Mary.

Leia mais

Outro destaque foi o jornalista Milton Parron Villega. Histórico comunicador, passou pela rádio Jovem Pan, TV Record, Rádio USP e Rádio Bandeirantes, além de ter ganhado o Prêmio Roquette Pinto em 1966 e 1968, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1991 e 1999 e os prêmios Esso e Sanyo por reportagens nos anos 60 e 70.

Leia mais

Parron, que conheceu Guilherme de Almeida e o entrevistou, dedicou o prêmio a todos que contribuíram com sua carreira. “O sentimento é esse, de dividir com essas pessoas, eles todos: as emissoras e os meus parceiros operadores, pauteiros, enfim, todos eles têm uma participação muito grande nesse prêmio”.

Leia mais

O segundo comunicador homenageado foi Geraldo Nunes, jornalista, escritor, radialista e memorialista que se notabilizou na apresentação do São Paulo de Todos os Tempos, programa levado ao ar por 14 anos na Rádio Eldorado.

Leia mais

Dos vários prêmios e homenagens em seu histórico, recebeu da Câmara de São Paulo a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. E, agora, o Colar Guilherme de Almeida. “Me sinto muito feliz por ter sido lembrado”, disse. “Motivo de orgulho para mim e estou muito feliz de poder estar presente aqui sendo homenageado”, reforçou Nunes.

Leia mais

Destacando a pluralidade da premiação, quem também recebeu o Colar Guilherme de Almeida foi Marika Gidani. Ela fundou, em 1971, o Ballet Stagium, que usa arte e educação como instrumentos de transformação social e cultural. Com cinco décadas de atuação, o Stagium segue como um movimento de democratização da dança, transformando-a em experiência, consciência e pertencimento.

Leia mais

Marika agradeceu a lembrança e a homenagem. “É uma maravilha. A gente nem percebe, porque os anos vão passando e, de repente, você ganhar uma coisa dessas é um reconhecimento fantástico. Isso faz bem para a gente, alimenta a alma. É muito bom”, afirmou.

Leia mais

O ex-presidente do Brasil e integrante da Academia Brasileira de Letras, Michel Temer, prestigiou o evento. “É uma homenagem importantíssima, primeiro pela junção, digamos, da Câmara Municipal de São Paulo com a Academia Paulista de Letras”, disse. “E Guilherme de Almeida é um nome que invoca toda a paulistanidade”, completou Temer.

Leia mais

Um dos autores da resolução que instituiu o prêmio, o ex-vereador e atualmente deputado estadual Reis (PT-SP) também comentou a homenagem. “Eu dou os parabéns para comissão [responsável pela honraria], que inovou porque saiu do espaço da Câmara Municipal”, elogiou. “Isso é uma inovação e mostra o que realmente representou e representa para todos nós o Guilherme de Almeida”, pontuou Reis.

Leia mais

A Sessão Solene de entrega do Colar Guilherme de Almeida, realizada pela segunda vez fora da Câmara de São Paulo, foi presidida pelo vereador João Ananias (PT). “Eu acho importante a Câmara fazer esses eventos fora, porque o Guilherme de Almeida foi um grande historiador. Para a cultura, é muito importante”, frisou. “E também para vislumbrar um pouco do que a Câmara Municipal pode ser”, concluiu Ananias.

Leia mais

Abaixo, você confere a lista com todos os homenageados e aqui o vídeo completo da Sessão Solene.

Leia mais

Homenageados:

Leia mais

– Matemático – Prof. Dr. João Tomas do Amaral;

Leia mais

– Administrador – Dr. Samir Nakhle Khoury;

Leia mais

– Historiadora – Mary Lucy Murray Del Priore;

Leia mais

– Jornalista – Milton Parron Villega;

Leia mais

– Escultora – Maria Bonomi;

Leia mais

– Biólogo – Prof. Dr. Aristides Almeida Rocha;

Leia mais

– Jornalista – Geraldo Nunes;

Leia mais

– Literatura – Prof. Dr. Marcelo Tápia;

Leia mais

– Ballet Stagium – Associação Ballet Stagium – Marika Gidani.

Leia mais

Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Leia mais

Leia mais

 

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Municipal de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa