Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP

Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP

A queda se deu à busca ativa de faltantes, intensificação de reuniões com núcleos de aprendizagem das escolas e contatos telefônicos a responsáveis

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Publicado em: 08/05/2025 10h42 | Atualizado em: 08/05/2025Os alunos que estudam em escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo assistiram mais aulas no segundo semestre de 2024 em comparação com o 1º semestre do mesmo ano.

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Um levantamento de dados da pasta, feito pelo SGP (Sistema de Gestão Pedagógica), computou uma queda de 2,5 milhões de faltas no período. Os estudantes da cidade de São Paulo faltaram em 11,6% das aulas lecionadas pela Rede Municipal de Ensino nos primeiros seis meses de 2024. Enquanto foram computadas 9,6% ausências no 2º semestre – que representam uma queda de 2 pontos percentuais. Foram mais de 308 milhões de aulas efetuadas nesses dois momentos de análise.

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“Esse movimento de combater a evasão e garantir a presença dos nossos alunos na sala de aula é fundamental para garantirmos o direito de aprendizagem dos nossos estudantes. É um trabalho de busca ativa que há alguns anos conta muito com a ajuda das Mães Guardiãs, que identificam e entram em contato as famílias, só no ano passado foram mais de 22 mil visitas domiciliares”, declarou Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo.

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Outro período também demonstra queda na quantidade de faltas dos alunos ao mostrar uma diferença de 7,5 p.p. na comparação pré-pandemia com o período pós. Em 2020 houve uma taxa de 20,7% de ausência dos alunos em sala de aula. Enquanto no ano letivo de 2024 foram 13,2% de faltas.

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A maior taxa de presença dos alunos em sala de aula se deu pelo trabalho estreito entre os alunos, comunidade e profissionais que entram em contato com os familiares dos alunos. Foram mais de 1,2 milhão de contatos telefônicos e 20.898 visitas domiciliares aos estudantes e seus familiares.

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A redução da evasão escolar se deve também a uma maior quantidade de encontros de formação técnica e pedagógica com as diretorias escolares. Houve um aumento de 48,8% no número de reuniões na comparação de 2023 (1.887) com o ano passado (2.808).

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Esse trabalho é coordenado pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As iniciativas dos Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAE) e do Programa Mães Guardiãs verificam as informações de endereço dos responsáveis pelos estudantes, reforçam a parceria entre a escola e comunidade e compreendem a importância do diálogo e contato interpessoal.

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sourceCom informações da Prefeitura de São Paulo

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