Administração e finanças públicas são debatidas em audiência na Câmara

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (22/11) uma Audiência Pública para debater nove PLs (Projetos de Lei), sendo que oito deles passaram pela segunda discussão. Entre os temas abordados estão a renovação de alvará de funcionamento e licenciamento automático para abertura de empresas, além da criação de um sistema de atendimento para hospitais públicos veterinários e a entrada gratuita de acompanhantes de pessoas com autismo e síndrome de down em eventos.

Leia mais

Administração pública

Leia mais

Propostas envolvendo aspectos da administração municipal foram discutidas na Audiência Pública. O PL 620/2021 – autoria do vereador André Santos (REPUBLICANOS) e coautoria do vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS) – sugere alterar a Lei nº 10.205/1986, possibilitando que a renovação de alvará de funcionamento passe a ser obrigatória a cada três anos e não mais anualmente.

Leia mais

O parlamentar justifica que “a renovação do alvará de funcionamento poderia dar-se por um período maior, sem prejuízo da segurança, pois o AVCB (Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) são válidos de dois a cinco anos respectivamente”.

Leia mais

Outra matéria que foi debatida, o PL 537/2023 – autoria da vereadora Cris Monteiro (NOVO) – institui o licenciamento automático para abertura de empresas na cidade de São Paulo. A ideia é que os procedimentos de licenciamento sejam simplificados para a emissão de atos de liberação da atividade econômica.

Leia mais

“Nos últimos anos temos observado uma crescente preocupação entre os empreendedores locais com relação à demora no processo de obtenção de licenças para o exercício de atividades econômicas, especialmente para aquelas classificadas como de baixo risco. Esta situação gera impactos negativos não apenas para os empresários, mas também para a economia e a geração de empregos na cidade”, comentou Cris Monteiro na justificativa do PL.

Leia mais

Finanças 

Leia mais

Outros projetos trataram sobre temas ligados às finanças da capital. Passou por Audiência Pública o PL 190/2023 – proposta da vereadora Edir Sales (PSD) – que institui o Programa de Redução de Débitos e Regularização Fiscal para as sociedades desenquadradas do regime de recolhimento especial relativa ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza no Município de São Paulo.

Leia mais

Também foi discutido o PL 156/2022 – proposta do vereador Fernando Holiday (PL) – que concede isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para entes paraestatais que celebraram contrato de gestão ou termo de parceria com o município.

Leia mais

O Poder Executivo foi representado pelo auditor fiscal da Fazenda Pública, Marcelo Tannuri. Ele declarou que a isenção de qualquer imposto precisa estar bem especificada em Lei. “Não se pode atribuir ao Executivo o estabelecimento de alíquotas e descontos. Sobre o PRD [Programa de Redução de Débitos], já existe uma Lei. Se for colocado em pauta de novo é mais fácil aproveitar a regulamentação já existente. A isenção de ISS também já existe e consta na Consolidação das Leis Tributárias”.

Leia mais

A Audiência Pública foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto (PT). O debate pode ser visto no vídeo abaixo:

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Municipal de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Jornal Comunicação Ativa