Durante o encontro, os participantes conheceram etapas do processo de coleta, tratamento e reciclagem das bitucas recolhidas nos coletores instalados em diferentes regiões do município. A atividade proporcionou uma experiência prática sobre a reutilização de resíduos encontrados em praias, ruas e espaços públicos, demonstrando como materiais que seriam descartados podem ganhar nova utilidade por meio da economia circular.
A iniciativa integra o programa Ubatuba Sem Bitucas, que busca conscientizar moradores e visitantes sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos de cigarro e estimular atitudes mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
“A proposta é mostrar, de forma simples e aplicada, que a bituca de cigarro pode deixar de ser um problema ambiental quando passa por um processo adequado de coleta e reciclagem. O workshop permite que os educadores compreendam esse ciclo e conheçam formas de transformar a massa celulósica em novos produtos, fortalecendo a consciência ambiental e a economia circular”, comentou a representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo.
Desde março de 2025, o projeto já destinou mais de meio milhão de bitucas para reciclagem. O resultado demonstra o alcance da iniciativa e reforça a importância das ações de educação ambiental, preservação e responsabilidade coletiva no município.
Além de contribuir para a destinação adequada dos resíduos, a atividade na Apae amplia o debate sobre sustentabilidade e mostra como a educação pode ser uma ferramenta importante para transformar hábitos e incentivar novas práticas ambientais.
source
Com informações da Prefeitura de Guarujá
